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Formação Continuada entrega certificados aos cursistas

12/12/2012 15:57:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Os cursistas dos programas “Formação pela Escola” e “Pró-Letramento em Matemática” receberam, nesta segunda-feira (10), os certificados dos cursos de Formação Continuada. No total, foram distribuídos 135 certificados do “Formação pela Escola” e 35 do “Pró-Letramento” para os participantes dos módulos acontecem desde o mês de março deste ano. Durante a solenidade, os presentes ainda participaram momentos de reflexão, assistiram vídeos, contação de histórias, além de uma homenagem com os melhores momentos do curso.

Entre os módulos que estão sendo encerrados, estão o “Competências Básicas” e “Programa Nacional de Transporte Escolar” (Pnate). Além destes, o Formação pela Escola ofereceu módulos diversos, como “Fundo de Manutenção e desenvolvimento da Educação Básica” e de “Valorização dos Profissionais da Educação” (Fundeb), “Políticas Públicas na Educação Básica”, “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)”, “Controle Social para Conselheiros” e “Programa Nacional de Alimentação Escolar” (Pnae). Participam dos módulos gestores, professores, técnicos e representantes da comunidade, que são intitulados cursistas.

Para o secretário de Educação, José Augusto Abreu, a formação contribui com a valorização do conhecimento individual de cada um dos participantes: “Com o enriquecimento profissional, todos vão melhor atuar em prol da qualidade do ensino. A proposta é qualificar os profissionais da Educação, de forma a promover o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e a qualidade do ensino”, disse.

A subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, lembra que o incentivo dado pelo Ministério da Educação (MEC) para a formação continuada dos profissionais da rede municipal é fundamental, mas que depende também da vontade de cada cursista: “O MEC investe muito em formação, o que é muito importante. Mas nada seria possível se não fosse a disposição de cada um em dispor de seu tempo e dedicação. A educação municipal só tem a ganhar com isso”, afirmou.

Para o tutor e coordenador do Formação pela Escola, Orlando Henriques, a programação de 2012 atingiu as expectativas, especialmente com relação à mudança de atitude dos participantes a partir do conteúdo absorvido no curso: “É importante que eles possam mudar, serem diferentes e fazerem a diferença. E o curso vale a pena exatamente pelo conhecimento adquirido para que possamos fazer esta diferença”, destacou.

Já para a coordenadora de Programas, Projetos e Formação Continuada do Ensino Fundamental, além de integrante do comitê do Plano de Ações Articuladas (PAR) do município, Regina Célia Santos Nascimento, esta foi a oportunidade de oferecer maior capacitação quanto às políticas públicas financiadas pelo Governo Federal como Competências Básicas, Pnae, Controle Social e muitos outros: “É muito importante que, cada vez mais, possamos tirar proveito das políticas públicas, para que assim possamos exigir nossos direitos. E Macaé a cda momento vive a história de mais pessoas conhecendo as políticas públicas”, complementou.

A cursista Vilma Nery descreveu seu período no curso como gratificante e enriquecedor: “Queria me atualizar e a troca foi muito enriquecedora. O conteúdo é excelente e todos se empenharam muito. O conhecimento sobre todos estes programas nos permite abrir novas portas”, concluiu.

O “Formação pela Escola” é um programa de formação continuada, nas modalidades presencial e à distância, que tem como objetivo reforçar o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE).

Pró-Letramento – Os professores da rede municipal de ensino que participaram do Pró-Letramento em Matemática também receberam seus certificados. Durante o período do curso, eles realizaram diversas atividades voltadas para o ensino da Matemática, visando que a aprendizagem da matéria aconteça de forma diferente para evitar preconceitos e barreiras que podem surgir com relação à disciplina.

Para a tutora responsável, Rosymanny Ribeiro, o curso está sendo fundamental importância para a atuação de profissionais como professores, orientadores e coordenadores pedagógicos, já que reforça estratégias pedagógicas junto ao trabalho dos que atuam desde o 1° ao 5° ano de escolaridade: “Não foi fácil para os cursistas. Pelo contrário, foi com muito suor. Por isso todos são vitoriosos só por terem passado por esta formação”, disse.

A cursista Cristiane Souza, que atua no Leonel Brizola, resumiu em três palavras a importância da formação: “Três palavras resumem a minha participação no curso: coragem, atitude e oportunidade. Precisamos de coragem e atitude para aprender, correr atrás do que queremos e precisamos. E o que nos oferecido em conhecimento foi uma experiência excelente e enriquecedora”, afirmou.

O Pró-Letramento é um programa de formação continuada realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, voltado à melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita em Língua Portuguesa e Matemática, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O programa é realizado em Macaé desde 2007.