Foto: Guga Malheiros
O objetivo do evento é aprimorar as relações entre profissionais e usuários dos serviços de saúde
No próximo dia 26 de novembro, a Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, por meio da Comissão de Apoio Institucional para Humanização, promove o I Fórum de Humanização do Hospital Público e Macaé. O evento acontece no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac).
O objetivo do evento é promover uma mudança de cultura no atendimento de saúde, aprimorando as relações entre profissionais e usuários e dos profissionais entre si. O fórum também será um momento de repensar a rede de atenção, trabalhar os dispositivos da Política Nacional de Humanização, visando a melhora da abordagem do acolhimento através da classificação de risco, assim como a referência e a contra referência.
As inscrições podem ser feitas através do site da fundação www.fmhmmacae.rj.gov.br e tem como público alvo gestores, profissionais de saúde e estudantes da área.
O consultor da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde e psicólogo do trabalho, Miguel Maia fará a palestra sobre PNH e suas Diretrizes. Ele também irá presidir a mesa redonda Acolhimento e Avaliação com Classificação de Risco no "SUS que dá certo", juntamente com a Comissão de Apoio Institucional para Humanização.
Integrante da Comissão de Apoio Institucional para Humanização, a fonoaudióloga Cristiane Rangel explica que em 2008 o HPM iniciou o processo de inserção de projetos ligados à Política Nacional. Em 2010 a instituição começou a fazer parte da Câmara Técnica de Humanização dos Hospitais Federais do Estado do Rio de Janeiro.
Para a direção do hospital este é o reconhecimento das ações realizadas pela instituição. “É um grande ganho para profissionais e usuários, levando em consideração que apenas os Hospitais Universitários, os Institutos e/ ou os Hospitais Federais, poderiam participar desta Câmara. O HPM foi aceito devido às ações isoladas que já desenvolvia relacionadas à Política Nacional de Humanização”.
Já em 2011, uma equipe multiprofissional participou da Formação em Política Nacional de Humanização na Atenção e Apoio à Gestão, sob a chancela do Ministério da Saúde. Em outubro deste ano foi criada a Comissão de Apoio Institucional para Humanização do HPM, de acordo com a Portaria publicada número 200/2013, em dois de outubro.
A equipe da Comissão ressalta que o trabalho de humanização busca aumentar o grau de co-responsabilidade dos diferentes atores que compõem a Rede SUS no cuidado à saúde. “O processo de humanização implica em mudança na cultura da atenção dos usuários e da gestão dos processos de trabalho, além de melhorar o vínculo com os usuários, garantindo seus direitos e de seus familiares”, frisou a Comissão.
A Comissão de Apoio de Institucional para Humanização do HPM é composta por assistente social, médico, enfermeira, fonoaudióloga e psicóloga.
Programação
8h - Acolhimento com café-da-manhã / Inscrição
8h30 - Abertura
9h45 - Apresentação da Comissão de Apoio Institucional para Humanização
10h - Palestra com Prof. Miguel Maia - Tema: PNH e suas Diretrizes
12h - Almoço
13h - Acolhimento e Avaliação com Classificação de Risco no "SUS que dá certo" - Mesa redonda - Prof. Miguel Maia e Comissão de Apoio Institucional para Humanização
14h30 - Formação de Grupos de Construção Coletiva: Reconstruindo a Rede / Debate
16h - Resultados / Discussão
17h - Encerramento