logo

Fórum Homo-Afetivo fará parte do calendário da Semusa

28/06/2006 15:55:49 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Durante o I Fórum Macaense Homo-Afetivo realizado na noite de segunda-feira (26), o secretário de Saúde, Fernando Diogo anunciou que o evento entrará para o calendário da secretaria de Saúde e acontecerá anualmente. “Além da preocupação e das ações voltadas para a prevenção, também estamos envolvidos com as questões de cidadania”, disse.

Igualdade, cidadania e direito foram a tônica do evento, organizado pela Coordenação do Programa DST/Aids. A coordenadora do programa, Vera Cristina Andrade, recebeu Moção de Aplausos da Câmara Municipal, oferecida pela vereadora Marilena Garcia, pela iniciativa de fortalecer a questão dos direitos entre relacionamentos afetivos.

“Este é um momento importante destinado à preservação da dignidade das pessoas que por serem livres, optaram pelo caminho da realização e do encontro com a felicidade, objetivo maior de todos os seres humanos”, Marilena Garcia.

O evento contou com a participação do advogado Marcelo Turro, professor da Universidade Cândido Mendes, que ministrou palestra sobre questões da parceria civil entre pessoas do mesmo sexo, como a extensão de benefícios, pensão em caso de falecimento de um dos pares, auxílio reclusão e guarda dos filhos.

Marcelo acrescentou que Judiciário ainda está engatinhando quando o assunto é a relação homossexual, mas algumas vitórias foram alcançadas. “Este ano dois casais do mesmo sexo conseguiram adotar uma criança e que a mesma tivesse em seu registro o nome das duas pessoas sem fazer distinção de pai e mãe”, falou.

Outro ponto de destaque da palestra é de que na Europa há mais de 10 anos já é discutido o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e no Brasil não se fala nem em parceria civil.

Também participaram como palestrantes a diretora técnica do DST/Aids, a médica Cristina Menezes, que falou sobre a história da evolução e avanço organizacional na cidadania do homossexual. Já a palestra “Além do Princípio do Prazer” foi ministrada pela psicóloga Júlia Abreu, mostrando a importância da vida e do prazer com responsabilidade.

Esteve presente ao evento, o Presidente da ONG Movimento da Diversidade Sexual, Fábio Fernandes, que falou sobre a criação da instituição na cidade de Macaé, em maio do ano passado, que tem como proposta um trabalho nas áreas de saúde e educação na diversidade sexual, desde a idade escolar até a idade adulta.

A ONG também faz um trabalho de conscientização da sociedade como um todo sobre a questão. “O MDS acredita na construção de um mundo novo sem preconceitos e discriminação em relação à orientação sexual das pessoas”, comentou. A cantora Valéria Venturini encerrou o evento com um show.