Foto: Clinton Davisson
O segundo dia do evento aconteceu nesta sexta-feira, dia 30
O segundo dia do Fórum Permanente de Educação Municipal foi reservado aos debates sobre diversos temas que poderão contribuir para construção as políticas públicas para a educação municipal.
Como o eixo temático principal escolhido para este ano foi o “Educação: onde estamos e onde precisamos chegar”, durante toda a sexta-feira (30), na Cidade Universitária, os profissionais presentes participaram de grupos de discussão, onde foram debatidos quatro subeixos: “Diversidade e Processo Educativo”, “Organização do tempo e do espaço escolar na diversidade”, “Evasão e diversidade” e “Produção do conhecimento: progressão parcial/reprovação”. A partir daí foram apresentadas as propostas na Plenária Ampliada.
- Estas discussões entre os grupos temáticos geram resultados. No ano passado tivemos como tema “A valorização do professor” e discutimos o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), que foi implantado. Um dos marcos do Fórum é a inclusão de todos na análise da educação – afirmou o secretário de Educação, Guto Garcia.
Os Grupos de Discussão promovidos durante o Fórum Permanente servem para que, efetivamente, aconteçam contribuições na construção da nova política pública para educação, já que conta com a participação das pessoas que vivem o dia a dia da escola.
Além do momento de reflexão da quinta-feira (29), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, quando a filósofa, psicóloga e psicanalista, Viviane Mosé, falou sobre “Os desafios da educação na nova sociedade do conhecimento”, os participantes fizeram proposições, que serão enviadas ao secretário de Educação para que sejam efetivadas.
As proposições das edições anteriores do fórum contribuíram, por exemplo, por exemplo, a eleição de diretores e o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) do Magistério, que foi amplamente discutido. Outros ganhos foram o cumprimento das metas dois e três do movimento “Todos pela Educação”, que são “todo aluno plenamente alfabetizado até os oito anos de idade” e “todo aluno com aprendizado adequado a sua série” respectivamente.
- O Fórum tem sido um grande avanço no compartilhamento de uma gestão democrática, onde os atores principais é que estão realmente contribuindo para construção das políticas públicas da educação. Os grupos de discussão são importantes para organizar as propostas que estamos encaminhando para Secretaria de Educação e que estão sendo escutadas e atendidas. Voltamos a discutir os grandes “nós” da educação, que são a evasão, a progressão parcial, a reprovação e a diversidade, já que a educação deve incluir todos – afirmou coordenadora do Fórum Permanente, Julia Abreu.
A professora da rede municipal, Maria Erli Mendonça, que atua como orientadora Educacional, concorda que a contribuição do Fórum tem sido fundamental para construção de uma educação de qualidade em Macaé. “O Fórum é uma conquista, por ser um momento importante, onde todos os envolvidos podem colocar suas idéias e tentar chegar às melhores resoluções. Por isso é importante que os pais, alunos e a sociedade também participem”, pontuou.
O Fórum Permanente de Educação Municipal acontece em duas ocasiões ao ano. A próxima edição está sendo programada para acontecer no segundo semestre, em data a ser definida pela comissão organizadora.