logo

Fundação de Cultura inaugura mais uma biblioteca

06/09/2012 14:22:00 - Jornalista: Eloisa Seady

Foto: Arquivo

A Fundação Macaé de Cultura (FMC) vem cumprindo sua meta e inaugura nesta segunda-feira (10), uma nova biblioteca pública municipal. Dessa vez será no Parque Aeroporto e levará o nome da professora Tarsila Poiares Carneiro da Silva.

A Biblioteca Municipal Tarsila Poiares fica localiza na Rua L, 70. A biblioteca é hoje um centro de cultura, conhecimento e cidadania, afirmou a presidente da FMC, Sheila Polly, destacando ainda a importância do livro e da cultura no combate à violência.

- Ao inaugurar mais uma biblioteca temos como objetivo resgatar a cidadania, minimizando as desigualdades sociais, injustiças e ainda, melhorando a sua convivência na família e na comunidade, salienta ela.

A Biblioteca Pública Municipal Tarsila Poiares Carneiro da Silva será inaugurada com um acervo de aproximadamente cinco mil livros entre literatura, dicionários, enciclopédias, além de uma grande variedade de revistas, CDs e jogos didáticos. O espaço conta ainda com equipamento multimídia.

O nome da professora Tarsila foi escolhido por conta de seu histórico e da sua dedicação profissional.

- Tarsila era uma pessoa que fazia cultura de uma maneira fantástica e diferenciada. Ela conseguia desenvolver os seus projetos sempre com muita criatividade e com um carinho que encantava a todos. Era uma pessoa especial, muito querida, lembra Sheila.

Iniciando sua vida profissional, estagiando como professora, Tarsila estava completando duas décadas este ano na área educacional. Era servidora pública da rede pública municipal e atuava também na rede de ensino privado, sempre muito admirada pela criatividade e carinho que dispensava em tudo que fazia.

Durante sua jornada profissional, desempenhou inúmeras funções e acumulou alguns prêmios, com destaque para o “Uma Professora Muito Maluquinha”, da Editora Melhoramentos, em que foi premiada com o primeiro lugar. Este ano, Tarsila acumulava as funções de coordenadora infantil do Colégio Nossa Senhora da Glória e assessora da Fundação Macaé de Cultura, sendo coordenadora do Projeto Fazendo Mais Cultura – projeto que atende a inúmeras crianças e tem como objetivo principal levar aos bairros as atividades que a Fundação Macaé de Cultura realiza em sua sede. Tarsila faleceu em março deste ano em um acidente de carro, aos 36 anos, deixando marido e duas filhas.