Após uma temporada de sucesso em São Paulo, o projeto “Concertos Art Invest ” chega ao Rio, contemplando oito cidades. O objetivo é levar ao público a oportunidade de ver e conhecer de perto músicas de qualidade, com grupos nacionais e internacionais. Dentre essas cidades, Macaé com apoio da Fundação Macaé de Cultura, foi uma das cidades escolhidas, recebendo nove concertos, em pontos diferentes da cidade.
A primeira apresentação acontece nesta quarta-feira (10), às 19h30, na II Igreja Batista de Macaé, que fica na Rua Aluízio de Sá Vasconcelos, 89, no Cajueiros. Os convidados da noite são o Duo Adélia Issa (soprano) e Edelton Gloeden (violão). Juntos há 17 anos, os dois se dedicam à pesquisa de um repertório originalmente escrito para canto e violão, além de encomendar obras de compositores brasileiros contemporâneos. No programa Voz e Violão – Canções Brasileiras, apresentado nesta temporada mostram um repertório inspirado no folclore e nas tradições populares brasileiras.
- É com muito prazer que estamos apoiando este projeto. Sabemos que é uma oportunidade única, e para os que apreciam música de boa qualidade é imperdível. Os outros concertos estão sendo agendados de acordo com a disponibilidade de outras igrejas ou em espaços que se interessarem pelas apresentações, comentou a presidente da Fundação, Sheila Polly.
Com duração de 60 minutos, os repertórios dos concertos são compostos por obras acessíveis e aclamadas pelo grande público, visto que o intuito é a criação de espaços para a música de qualidade e a formação de platéia nas cidades. Vale ressaltar que as apresentações internacionais e de alguns solistas brasileiros residentes na Europa, provavelmente, alguns dos ouvintes podem estar tendo este contato pela primeira vez. A interação com a platéia é outro ponto ressaltado pelos organizadores, além é claro da altíssima qualidade musical que será mostrado.
A Fundação possui a única escola de formação técnica profissionalizante em artes (música e artes) da região, que é a Escola Municipal Maria José Guedes, fundada em 2003, formando em média 30 alunos por ano, sendo todos os cursos gratuitos e ministrados por professores altamente qualificados.