Termina hoje o Curso de Atualização Profissional em Bibliotecas Públicas, promovido pela Superitendência da Leitura e do Conhecimento da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro em parceria com a prefeitura de Macaé, através da Fundação Macaé de Cultura. O evento conta com a presença de representantes dos municípios da Região Norte - Macaé, Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu, Campos dos Goytacazes, São Fidélis e Cordeiro - e alguns da Baixada Litorânea do estado do Rio e Janeiro
Na abertura, a coordenadora Maria Rita Taulois, ressaltou que este projeto teve início em 2009 e vai até o final deste ano, sendo que a primeira fase se deu no ano passado com visitas técnicas às bibliotecas públicas do estado.
- As visitas eram realizadas com um bibliotecário e algumas pessoas da área da secretaria de Cultura. Este ano passamos para a segunda fase que são esses cursos, uma solicitação que saiu desses encontros. Este é o quinto curso que estamos realizando e Macaé foi escolhida para sediar o curso devido a sua proximidade com os outros municípios, declarou Maria Rita.
O objetivo deste curso, de acordo com Taulois, é fortalecer cada dia mais as bibliotecas públicas municipais, pois é na leitura que está o desenvolvimento de um povo. “Infelizmente a área de cultura não era prioridade em nenhum governo, mas hoje vejo que já evoluímos ainda mais depois da assinatura do Brasil com a ONU, de diminuir o índice de analfabetismo no país com uma das prioridades do milênio”, ressaltou.
O evento que está acontecendo nas dependências da Fundação Macaé de Cultura, ganhou uma grande adesão, isto foi um fator muito positivo como salientou a vice-presidente da Fundação, Ana Cristina Cabral. “Quando juntamos esforços o resultado passa a ter uma visibilidade maior e norteia de forma mais abrangente as ações do município e consequentemente do estado”, ressaltou.
Participam do curso também, Vera Caramurú, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas; Maria da Conceição Paes Quintanilha do SEB da Seção Guanabarina, além de convidados e representantes da Fundação Macaé de Cultura.