A gestora do Fundo Ambiental, Amanda Moretti, prestou contas das atividades do fundo ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), atendendo à solicitação feita na última reunião do Commads. Logo após a apresentação, foi realizada a votação de 18 conselheiros para atuarem no biênio 2012/2013.
- Essa prestação de contas é a mesma que enviaremos ao Tribunal de Contas e à Prefeitura, sendo que nós ainda temos que incluir o mês de dezembro, que não está fechado. Esta ação é importante, pois mostra a transparência na gestão do fundo e também um pouco das ações executadas. Neste ano, não tivemos nenhum repasse dos royalties e toda a arrecadação foi própria, que vem principalmente do trabalho de licenciamento ambiental e fiscalização, explicou.
Alguns eventos propostos pela secretaria, placas de informação para educação ambiental e gastos fixos foram apresentados pela gestora. “Atualmente, temos cerca de R$ 394 mil em caixa. Telefone, internet, manutenção de carros, gráfica e eventos são algumas ações patrocinadas pelo fundo. É importante ressaltar que dessa verba que temos, uma quantia está separada para licitações que estão em andamento e que ainda não foram pagas”, contou.
O secretário de Ambiente de Macaé e presidente do Commads, Maxwell Vaz, salientou a importância do fundo para a secretaria. “O fundo é muito importante para a secretaria, pois através dele nós podemos efetivamente aplicar os recursos em ações voltadas para o meio ambiente. O fundo arrecada, mas quem trabalha é a secretaria, através do licenciamento e da fiscalização, por isso eu tenho que parabenizar toda a equipe que trabalha para transformar as ações em políticas públicas para o meio ambiente”, reforçou.
Eleição de novos conselheiros
Logo após a prestação de contas do Fundo Ambiental, teve início o processo de votação para 18 vagas no Commads. Associação de moradores, ONG’s, entidades pesqueiras, entidades de categorias profissionais, instituições técnicos científicas, instituições empresariais, comitês de bacias hidrográficas e entidades rurais puderam inscrever representantes para atuaram no biênio 2012/2013.
Maxwell Vaz avaliou a votação das entidades. “Em 2012, teremos um novo trabalho e esta votação trouxe uma oxigenação no conselho, o que é muito bom para o grupo. Vamos ter muitos desafios no próximo ano, principalmente em relação ao gerenciamento de resíduos urbanos”, disse.
Veja as entidades votadas que farão parte do Commads.
- ONG’s
Pequena Semente (Sana)
Catalunya em Missão
Casa do Caminho
União Municipal dos Estudantes (UME)
- Entidades Profissionais
Sindicato dos Trabalhadores Onshore e Offshore
Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea)
- Instituições Técnico-científicas
Nupem – UFRJ
Pesagro
Associação Macaense dos Auditores Ambientais (AMAA)
- Instituições empresariais
Petrobras
Iate Clube
Coopclean
- Entidade rural
Cooperativa Agropecuária e Agroindustrial da Agricultura Familiar dos Produtores e Trabalhadores Rurais do Assentamento Prefeito Celso
Daniel (Coopmac)
- Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras
- Associação de Moradores
Barramares
Vila Badejo
- Entidades Pesqueiras
Colônia de Pescadores
Associação de Pescadores