Foram definidas as diretrizes para do Campeonato Estadual Adulto de Futsal do Rio de Janeiro, competição promovida pela Federação de Futsal do Estado (FFSERJ). No total, 15 clubes de oito municípios fluminenses participam do torneio, que será dividido em quatro fases. A competição começa no dia primeiro de setembro, mas a tabela ainda não foi divulgada. O Macaé, campeão no ano passado, vai participar novamente da disputa.
O conselho arbitral, que definiu a fórmula de disputa da competição, foi realizado na sede da Casa de España, no Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro. Na primeira fase, os 15 clubes foram divididos em três grupos de cinco clubes cada, com Macaé, PEC e USS/Vassouras, respectivamente, campeão, vice-campeão e terceiro colocado no Estadual do ano passado, encabeçando cada uma das chaves.
O Macaé está no Grupo A, ao lado de Fluminense, Cabo Frio Futsal, América e América de Três Rios. Quando tiver mando de campo, o Macaé vai jogar sempre às sextas-feiras à noite no Ginásio Municipal Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt.
Na primeira fase, em cada um dos grupos, as equipes se enfrentam em turno e returno, classificando-se os dois mais bem classificados de cada grupo, mais os dois melhores terceiros colocados. Na segunda fase, os oito classificados serão divididos em dois grupos de quatro, onde se enfrentam também em turno e returno.
Os dois melhores de cada grupo passam às semifinais, que serão disputadas em sistema de cruzamento olímpico (vencedor de um grupo enfrentando o segundo colocado do outro). Os dois clubes que passarem pelas semfiinais disputam o título no início de dezembro.
Os grupos do Estadual Adulto de Futsal do Rio de Janeiro são:
A - Macaé, Fluminense, Cabo Frio Futsal, América e América de Três Rios
B - PEC, Casa de España/Botafogo, Imperial Futsal, ADDP e CAER (Três Rios)
C - USS/Vassouras, Vasco da Gama, Grajaú Country, Barra do Piraí e Associação Viva Ativo (Campos)