logo

Galeria de Prefeitos: pesquisa continua

21/08/2006 17:20:17 - Jornalista: Simone Noronha

Pesquisadores da secretaria de Acervo e Patrimônio da prefeitura de Macaé estão empenhados em concluir a montagem da galeria de prefeitos, inaugurada este mês no Paço Municipal. Para a galeria ter as imagens de todos os governantes da cidade a equipe precisa de originais fotográficos de seis prefeitos, cujo período administrativo abrange a década de 20 até a década de 40.

Coordenado pela fotógrafa Claudia Barreto, o projeto busca contato com familiares dos prefeitos para fechar o ciclo com todas as imagens. “O trabalho é complexo e lento, mas fazemos um apelo a toda comunidade que participe. As imagens cedidas são digitalizadas e devolvidas. A foto não precisa estar em bom estado, ela pode ser até mesmo de álbuns de casamento ou jornal. O importante é que possamos completar nossa história iconográfica, dando o primeiro passo para estudarmos a vida, os desafios de cada época, e o trabalho realizado por cada um desses líderes que contribuíram para que Macaé seguisse em direção ao progresso que estamos vivenciando nos dias de hoje”, diz a fotógrafa.

Quem desejar contribuir pode entrar em contato com a Secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico, através do secretário Ricardo Meirelles ou com a fotógrafa Claudia Barreto, no Solar dos Mellos. Os prefeitos que ainda não tiveram as suas imagens resgatadas são Jayme Afonso, Jayme Memória, Floriano Castilho Saddock de Sá, Durval Coutinho Lobo, Raul Garnier da Silva e o Álvaro Teixeira e Assunção. Após a inauguração da galeria foi possível chegar à família do prefeito João Alves Pedro Sobrinho.

Todo o trabalho foi realizado no decorrer de cinco meses, onde um grupo de profissionais da Secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico, se reuniu para fotografar, restaurar e pesquisar sobre a vida dos líderes políticos que administraram a cidade de Macaé desde 1913. O trabalho idealizado pelo prefeito Riverton Mussi, já pode ser visto na sede da prefeitura, que fica na Avenida Presidente Sodré, 534.

Foram várias as etapas do trabalho. Primeiro, as historiadoras Conceição Franco e Gisele Muniz fizeram o reconhecimento dos administradores a partir de documentos oficiais da prefeitura e da Câmara de Vereadores, que através de atas, ofícios e até mesmo jornais possibilitaram checar as datas de posse e entrega de cargo.

Em seguida, veio a busca por órgãos oficiais como Hospital Público, Casa do Idoso, Lyra dos Conspiradores, familiares e amigos que tivessem qualquer imagem desses prefeitos. Álbuns de casamentos, fotos em jornais - algumas reproduzidas de jornais que utilizavam imagens de clichês -, cartões e até fotos de time de futebol foram utilizadas para a reprodução fotográfica.

Paralelo a cada passo desenvolvido as funcionárias da secretaria de Acervo e Patrimônio, Glória Salgado e Vânia Hatab entravam em contato com familiares, conhecidos e pessoas que conhecem a história de Macaé. A assessoria jurídica da advogada Mariana Meirelles, também foi fundamental para o direito de digitalizar imagens antigas.