Diversas ações buscam combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus
A Gerência de Vigilância Ambiental promoverá diversas ações na próxima semana em vários bairros do município. Os agentes de combate a endemias realizarão controle de roedores, educação em saúde por meio do Programa Saúde nas Escolas, reconhecimento geográfico, visitas a pontos estratégicos, além do carro fumacê. A proposta é combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
O controle de roedores será realizado em órgãos públicos, na segunda-feira (29). Já na terça-feira (30), será na Nova Holanda. Na quarta-feira (1º), na Aroeira; na quinta-feira (02), no Parque Valentina Miranda e, encerrando a programação, na sexta-feira (03) será Alto dos Cajueiros,.
Também haverá Educação em Saúde, por meio do Programa Saúde nas Escolas. Os agentes estarão na quinta-feira (02) nas seguintes escolas: Colégio Municipal Botafogo, Escola Estadual Municipalizada Nosso Senhor Dos Passos, Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna.
O reconhecimento geográfico será realizado no bairro Virgem Santa entre segunda-feira (29) e quinta-feira (02). O objetivo é determinar o número de casas e anexos existentes na área previamente delimitada, numerá-las e classificá-las de acordo com o tipo de construção e fornecer os dados necessários sobre vias de acesso e situação de cada localidade em relação às localidades vizinhas, coleções hídricas, bem como, as condições sanitárias e os meios de comunicação.
As visitas em pontos estratégicos ocorrerão nos bairros Novo Cavaleiros, Cavaleiros, Praia Campista e Virgem Santa entre segunda-feira (29) e quinta-feira (2). Os agentes estarão em empresas, borracharias, ferro velho e órgãos públicos.
Já o carro fumacê estará no bairro Piracema, às 5h, e Riviera Fluminense, às 18h, de terça-feira (30). O bairro Nova Esperança receberá o serviço na quarta-feira (1º), às 5h.
Cuidados - É recomendado verificar sempre a casa para eliminar água acumulada sobre lajes, calhas, tanques e pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias e outros recipientes que guardam água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.