
Foto: Rui Porto Filho
O evento acontece no auditório da Câmara Municipal de Vereadores
O II Congresso de Gestão de Pessoas na Administração Pública Municipal é realizado no auditório da Câmara Municipal de Vereadores nesta quarta-feira (12) e prossegue amanhã (quinta-feira, dia 13). A iniciativa é da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, com foco na liderança, na inteligência emocional e no cuidado com o servidor.
O congresso consolida-se como um espaço de aprendizado, reflexão e troca de experiências entre servidores e gestores comprometidos com uma administração mais humana, eficiente e inovadora. A programação contempla temas essenciais ao fortalecimento das práticas de gestão no setor público, com destaque para o fortalecimento da liderança saudável, da proatividade, da comunicação assertiva e das relações interpessoais.
Da mesa de abertura participaram o prefeito, Welberth Rezende; o vice-prefeito, Fabiano Paschoal; o secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino; e a subsecretária municipal de Gestão de Pessoas, Verônica Guimarães.
O secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, destacou que o II Congresso de Gestão de Pessoas representa a consolidação de uma nova cultura institucional em Macaé, baseada na valorização e no cuidado com quem faz a administração pública acontecer.
“Uma verdadeira transformação está sendo conduzida pela Secretaria de Gestão de Pessoas, que valoriza e respeita o servidor. Temos trabalhado intensamente nesse sentido, e essa proximidade com o servidor é algo que há muito tempo era almejado, pois também sou servidor público municipal. Sentíamos falta desse vínculo mais humano, desse carinho, desse acolhimento, e em nosso governo temos trabalhado para isso. Agradecemos o empenho de todos os servidores, pois reconhecemos que o sucesso da cidade é resultado do trabalho de vocês”, disse Welberth Rezende, elencando iniciativas recentes da Secretaria de Gestão de Pessoas, como a implementação da Casa do Servidor, da Escola do Servidor e do Jornal do Servidor, lançado oficialmente neste primeiro dia de congresso.
O congresso já faz parte do calendário anual da Secretaria, consolidando-se como espaço permanente de troca, aprendizado e inspiração dentro de uma política contínua de desenvolvimento.
“Desde o primeiro congresso, acreditamos que valorizar o servidor é fortalecer a cidade. Quando cuidamos das pessoas, fortalecemos a qualidade dos serviços que chegam à população. Esta segunda edição reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas em promover uma gestão centrada em pessoas, unindo conhecimento, sensibilidade e propósito", pontuou o secretário.
Com esse mesmo propósito, a Secretaria tem investido continuamente em programas que unem cuidado, formação e bem-estar, como a Escola do Servidor e a Casa do Servidor. Essas iniciativas consolidam uma política pública permanente de valorização e desenvolvimento, na qual o servidor é protagonista.
"Falar de liderança e inteligência emocional é reconhecer que toda transformação na gestão pública começa nas relações humanas. Liderar é inspirar, compreender e equilibrar resultados com empatia e respeito. Ao longo destes dois dias, tivemos uma programação voltada ao desenvolvimento humano e profissional, com temas como resiliência, inteligência emocional, liderança, comunicação assertiva, saúde mental e educação financeira. Cada palestra e cada troca de experiências foram pensadas para fortalecer competências, ampliar vínculos e inspirar o servidor a exercer o seu melhor com equilíbrio e significado", destacou Aristófanis.
A programação do II Congresso refletiu, na prática, os valores expressos nas falas institucionais, fortalecendo o papel da Secretaria como referência em gestão humanizada no serviço público.
"Nosso compromisso é continuar construindo uma administração cada vez mais eficiente, consciente e próxima das pessoas, porque sabemos que a verdadeira inovação começa nos servidores e se fortalece quando a gestão confia no seu potencial”, complementou Quirino.
O vice-prefeito também destacou a importância dos servidores no funcionamento da Administração Pública.
"O evento contou com uma programação inovadora e palestrantes renomados, oferecendo um espaço de troca de experiências, capacitação e interação com o público por meio de dinâmicas e aplicações práticas”, ressaltou a presidente da Comissão Organizadora do II Congresso de Gestão de Pessoas, Andréa Vilhena Dutra.
“É fundamental reconhecer que não há administração pública eficaz sem servidores públicos saudáveis. Uma administração pública eficiente depende da valorização e do bem-estar de seus servidores. A gestão pública deve, acima de tudo, ouvir os servidores, pois eles são essenciais para o bom funcionamento da administração e para a prestação de serviços à sociedade. O avanço na administração pública depende do cuidado com aqueles que trabalham para ela”, afirmou Dr. Fabiano Paschoal.
O entusiasmo dos participantes reforçou o papel do evento como espaço de valorização e desenvolvimento contínuo. Com ampla participação de servidores de diferentes setores, o primeiro dia foi marcado por palestras inspiradoras e momentos de aprendizado e integração.