logo

GGIM realiza reunião com empresas que implantarão Sistema de Monitoramento

28/10/2010 17:00:08 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

O encontro, foi para a atualização do cronograma e análise do projeto

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé) realizou nesta quinta-feira (28), reunião com as quatro empresas vencedoras da licitação para a implantação do Sistema de Monitoramento na cidade. O encontro, que contou com a participação de representantes da Petrobras UO-BC, foi para a atualização do cronograma e análise do projeto, já que a instalação do Sistema de Monitoramento é um modulo de tecnologia que tem que ser sincronizado entre todas as empresas envolvidas.

A instalação das câmeras faz parte do convênio do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), firmado entre a prefeitura, Petrobras UO-BC e Secretaria de Estado de Planejamento do Governo do Rio de Janeiro, que prevê a instalação de 28 câmeras de monitoramento, integração da chamada 190 e a implantação do Centro de Operações (Cobat) do 32º Batalhão de Polícia Militar, localizado na Barra de Macaé. Além disso, o projeto contempla a instalação de GPS nas viaturas 32º BPM.

A prefeitura de Macaé também renovou este mês, o convênio com o Ministério da Justiça para a implantação de ações via o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) para a implantação de mais 20 câmeras de monitoramento e o espaço físico do GGIM-Macaé. Ao todo, com os dois convênios, serão 48 câmeras de monitoramento que serão instaladas em pontos estratégicos do município, como as entradas da sede, centro da cidade, entre outros locais.

- Essa reunião é para análise e atualização do cronograma de implantação do sistema que é um modulo de tecnologia que tem que ser associado para o projeto caminhe perfeitamente. Por isso, fizemos esse encontro com todas as empresas que participam do sistema e a Petrobras, destacou o coordenador do GGIM-Macaé, Edimilson Jório.

A previsão é que todo o sistema esteja implantado no primeiro semestre de 2011, mas até o final do ano, o sistema já deve estar funcionando com a integração do 190, o Cobat e algumas câmeras já instaladas. “Já visitamos alguns pontos de monitoramento onde serão instaladas as câmeras para demarcar o setor de observação e definir as características de mobilidade e zoom de cada câmera e, ainda, a necessidade de retransmissão se for apresentado obstáculo a propagação das imagens”, completou o coordenador do GGIM-Macaé.

As empresas que participam da implantação do Sistema de Monitoramento são a Telemática (câmeras), TNL (link entre viaturas e o Cobat e Rio de Janeiro), Synapsis (GPS nas viaturas) e Sisgraph (software de gerenciamento). A Oi empresa de telefonia também participa do projeto, sendo responsável pelo canal de transmissão (link de internet) Macaé-Rio. A Telemática, por exemplo, tem sistemas de monitoramento implantados em Brasília (sete unidades, entre elas, a Granja do Torto), no Rio (Palácio Guanabara) e na cidade paulista de Limeira.

- Estamos desenvolvendo um projeto detalhado para atender a toda necessidade do município. A tecnologia que estamos implantando é o que tem de melhor no mercado, com câmeras Bosch – que tem qualidade de excelência e é apropriada para esse fim -, explicou o engenheiro e gestor de Projetos da Telemática, Nilson Tenório de Souza.

De acordo com o executivo de negócios da Oi, Leonardo Ismério, responsável pela área 022 – de Araruama a Itaperuna o projeto servirá de modelo para outros municípios. “Esperamos que a implantação deste projeto em Macaé sirva de espelho para as outras prefeituras e seja uma referência para outros locais. Nossa meta é aplicar tecnologia de ponta para ajudar o desenvolvimento das políticas governamentais”, explicou.

A reutilização do saldo de R$ 257 mil do repasse total do Prodesmar que é de R$ 2.850.000, foi discutido nesta quarta-feira (27), no Rio de Janeiro. O coordenador do GGIM-Macaé, Edimilson Jório e um dos gerentes da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Juvêncio Papes, se reuniram com representantes da Petrobras e da Secretaria de Estado de Planejamento do Governo do Rio de Janeiro, participantes do Comitê Diretivo do Prodesmar, para a viabilização da Solicitação da Mudança de Projeto (SMP).

- Como temos esse saldo, a nossa intenção é que ele seja aproveitado em quatro propostas: instalação do auditório do 32º BPM (curso de formação de praças, recepção de empresas), reforma da Delegacia Regional de Polícia do Interior (Imbetiba), cessão de operações do Batalhão e investimento para manutenção de medidas preventivas e corretivas do sistema para seu pleno funcionamento (reserva orçamentária). Estaremos encaminhando o SMP para que esse recurso possa ser utilizado em propostas que completam o sistema – completou o coordenador do GGIM-Macaé.