As ações de recuperação e monitoramento nos distritos e localidades da região serrana de Macaé continuam. Desde o início do mês, o município vem sofrendo com fortes chuvas que afetaram alguns pontos, que estão exigindo todo empenho do governo municipal.
Equipes das secretarias de Defesa Civil, Habitação e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade estiveram na região serrana, nesta segunda-feira (26), com propósito específico de fazer o reconhecimento de área para planejamento das próximas ações do governo municipal, no atendimento às famílias impactadas.
A comitiva visitou imóveis interditados pela Defesa Civil em Córrego do Ouro e Trapiche, estabelecendo como próxima etapa o direcionamento das famílias nessa situação ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Serra, localizado na avenida principal de Córrego do Ouro. As famílias devem comparecer munidas do laudo de interdição do imóvel emitido pela Defesa Civil e documentos de todos os membros da família residentes no local interditado. Será agendada visita da assistente social ao endereço informado para que este seja referenciado a novos encaminhamentos na esfera municipal.
As associações de moradores da região serrana colaboram no processo de comunicação com as famílias para o comparecimento ao Cras da Serra. A Secretaria Adjunta de Interior, que atua intensamente nas áreas afetadas, também fará interlocução com as comunidades.
Uma nova missão envolvendo Habitação, Social, Defesa Civil e Interior ocorrerá muito em breve para acompanhamento e checagem do processo de referenciamento das famílias junto ao Cras da Serra.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Tatiana Pires, em alguns endereços interditados, visitados nesta segunda-feira, não foram encontrados responsáveis, justamente porque estão momentaneamente alojados em casas de familiares. Esses casos não foram comunicados da necessidade de comparecimento ao Cras da Serra, ação em que as associações de moradores serão essenciais para que a informação chegue onde se fizer necessário.
O atendimento no Cras da Serra acontece de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.
Mobilidade
A estrada de Serra da Cruz foi liberada ao trânsito de veículos nesta segunda-feira (26). Desde sexta-feira (23), equipes da Secretaria de Infraestrutura atuam na região para imediata retomada dos acessos. No caso de Serra da Cruz foram instaladas 17 aduelas de concreto, utilizadas em canalizações de córregos, alinhadas para permitir a passagem dos veículos. Para não afetar o trânsito, enquanto o reparo foi executado, foi feito um desvio.
O trânsito na estrada Sana/Frade e na ponte de acesso às cachoeiras do Peito de Pombo estão normalizados.
Pontes
Na última semana, a prefeitura normalizou o acesso pela ponte sobre o Rio São Pedro, que liga as localidades de Córrego do Ouro e Trapiche, após a instalação de rampa de passagem na cabeceira da ponte.
Outra ação foi a colocação de uma passarela de pedestre para travessia dos moradores do Assentamento Osvaldo de Oliveira, em Córrego do Ouro. A estrutura metálica foi instalada pela Prefeitura de Macaé.
O governo municipal está com um cronograma de manutenção e instalação de pontes em diversas localidades. Na quinta-feira (22) foi instalada a nova ponte que dá acesso às cachoeiras do Peito do Pombo, no Sana. Com 20 toneladas, a ponte foi construída com estrutura metálica para suportar as intempéries comuns na região em época de chuvas fortes.
Outras pontes também serão instaladas nas seguintes localidades do Sana: Passarela do Camping; Boa Sorte e Camping Larica. As pontes são confeccionadas em partes pré-moldadas, com passarela feita de grades metálicas e guarda-corpo de tubos. A estrutura que será instalada na Passarela do Camping terá seis metros de comprimento e cinco metros de largura e peso de seis toneladas. Essa também já está com processo de confecção sendo finalizado e será instalada em breve. As outras duas serão concluídas nos próximos meses.