logo

Governo traça metas para resolver questões de saneamento no município

08/01/2013 15:48:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Um dos setores de fundamental importância para o município, o saneamento básico e, consequentemente, a nova gestão da Empresa Municipal de Saneamento (ESANE), estão tendo atenção total da prefeitura, seguindo orientações do prefeito Dr. Aluízio. Nesta terça-feira (8), a equipe da autarquia apresentou metas que serão implementadas em curto prazo, para resolver as questões do esgotamento sanitário na zona urbana de Macaé.

De acordo com o governo municipal, o objetivo imediato é combater as causas dos problemas e não os efeitos. Neste primeiro momento, um minucioso diagnóstico sobre os principais problemas de saneamento está sendo feito na cidade, para que eles sejam resolvidos de forma que as soluções sejam eficazes.

A intenção do governo é colocar as duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE): a do Mutum e do Lagomar, em funcionamento o mais breve possível, a fim de evitar a degradação do corpo hídrico do município e a preservação ambiental.

Com a contratação da empresa Foz, responsável por todo trabalho de esgotamento sanitário, desentupimento das redes de esgoto, bem como a construção de Estações de Tratamento de Esgoto no município, o objetivo da prefeitura é, que até o término da gestão do governo de Dr. Aluízio, Macaé possua 100% de esgoto tratado.

A nova gestão da Empresa Municipal de Saneamento de Macaé esclarece que desde o dia 20 de dezembro, a contratada Foz ligada ao grupo Odebrecht, é responsável pelo contrato de esgotamento sanitário, desentupimento da rede de esgoto e ainda da construção de Estação de Tratamento de Esgoto no município.

O papel da Empresa Municipal de Saneamento (ESANE) é fiscalizatório e regulatório desse contrato. As reclamações poderão ser realizadas por meio do telefone: (22) 2764-3670, no entanto, dentro em breve, será disponibilizada para a população de um número 0800.
Quem quiser, também pode procurar a sede da Esane pessoalmente, localizada na rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 519, próxima ao Sesi/Senai, Novo Botafogo, telefone: (22) 2762-8077, onde terá uma equipe da contratada Foz, para receber as solicitações da população.

Obras em andamento
As obras para implantação do esgotamento sanitário na Praia Campista prosseguem em ritmo acelerado. Estão sendo implantadas no local quatro elevatórias, com 3.388 metros de rede coletora e 852 de recalque.
Outra obra em andamento é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada no bairro Jardim Franco que terá a capacidade de tratar 80 litros/segundo de esgoto.