Governos municipal e estadual discutem projetos para fomento da economia

11/03/2015 17:31:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Moisés Bruno

Viabilizar projetos que fomentem desenvolvimento econômico é objetivo da prefeitura

Para identificar ações prioritárias de Macaé, o subsecretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Marcelo Vertis, esteve nesta quarta-feira (11) no município. Segundo ele, a proposta do governo do estado é contribuir para o fomento da indústria do petróleo, promovendo a geração de empregos, receita e qualidade de vida. "A ideia é conhecer os projetos que possam contar com o nosso apoio e, desta forma, realizar melhorias para uma cidade de grande expressão no Brasil", afirmou Vertis.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Vandré Guimarães, apresentou ações como a ampliação do Aeroporto, estrada Santa Tereza, que tem parceria com o governo estadual, além do Terminal Portuário de Macaé, o Tepor, em fase de licença ambiental. Também foram discutidas questões como melhoria no abastecimento de água, energia, gás, Parque Científico e Tecnológico, Portal de Licenciamento, recapeamento da Rodovia Amaral Peixoto e outras.

- O momento agora é de viabilizar de fato os projetos e a parceria com o governo estadual é fundamental. Essa aproximação busca garantir os compromissos com investimentos no município. O objetivo é manter um mercado de competitividade para que o ambiente de negócios continue aquecido e a cidade seja preparada para um novo ciclo de desenvolvimento. Temos consciência que competimos com o mercado internacional, por isso, a diversificação da economia também é importante - disse Vandré.



Feira Brasil Offshore registra 90% dos estandes vendidos

Segundo o secretário, a 8ª edição da Brasil Offshore 2015, Feira e Conferência da Indústria de Petróleo e Gás, que acontecerá em Macaé entre 23 e 26 de junho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, já está com 90% dos estandes vendidos. "Com o momento de crise no Brasil, esse evento será uma grande oportunidade de mobilização das empresas e do poder público", ressaltou Vandré.

Também participaram da reunião o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Leonardo Pessanha; gerente de Articulação Institucional do Sebrae Rio, Frederico Novaes; coordenador regional do Sebrae/RJ no Norte Fluminense, Gilberto Soares; superintendente de Competitividade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Sérgio Teixeira.