Foto: Rui Porto Filho
Representantes da prefeitura, empresários e Jeep Club levam 12 toneladas de donativos e apoio aos moradores de Friburgo
Orientados pelo prefeito Riverton Mussi, representantes da prefeitura, com apoio do Macaé Jeep Club, seguiu nesta terça-feira (18) em caravana para ajudar os desabrigados da região serrana do estado, atingida pela tragédia das chuvas na última semana. O objetivo é chegar aos locais que ainda se encontram isolados em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, e com pessoas que necessitam de todo tipo de ajuda.
O grupo partiu por volta das 11h, levando máscaras, luvas cirúrgicas, produtos de higiene pessoal e de limpeza, água mineral, remédios, velas, fósforos, entre outros donativos. Foram levadas cerca de 12 doze toneladas de materiais em um caminhão .
A Polícia Federal acompanha as ações, que também tem a participação de 12 empresários macaenses . Ao todo 20 veículos – jeeps Willians, caminhonetes 4x4 e mais um caminhão Muk – serão colocados à disposição para ajudar nos trabalhos de apoio aos moradores de Nova Friburgo, a cidade mais atingida pela tragédia.
- O prefeito Riverton pediu que nós, como funcionários da prefeitura e integrantes do Jeep Clube, não medíssemos esforços para ajudar essas pessoas. Estamos levando além das doações, nossa assistência e um pouco de conforto para as vítimas da Região Serrana -, explicou o presidente do Fundo Municipal de Educação e integrante do Macahé Jeep Clube, Fernando Aguilera.
O grupo conta com a participação do escalador industrial, especialista em cabo e armação, e integrante do Macahé Jeep Clube, Beto Barreto. O presidente do Macahé Jeep Clube e funcionário da Vigilância Sanitária da prefeitura de Macaé, Marcelo Siqueira, ressaltou a importância da participação do grupo numa situação dessas.
- Estamos indo sem previsão de data para voltar. Vamos agüentar o máximo que pudermos, e depois mandaremos outras pessoas para reverzarmos os trabalhos. Nossa principal intenção é ajudar a levar os donativos até os locais isolados. Queremos contribuir com nossa experiência de jipeiros, somos experientes em trajetos offroad e que já estamos acostumados a participar de situações como essa, como a enchente de 98 que atingiu Macaé. Já temos bastante experiência em resgates, disse.
O subsecretário de Governo, Fernando Amorim, disse que a prefeitura, através das secretarias municipais e apoio de empresários locais, está se mobilizando desde a semana passada para ajudar a diminuir as necessidades das vítimas da tragédia serrana.
- A comunidade macaense está fazendo a sua parte com o objetivo de confortar quem perdeu tudo na maior enchente da história do país. Em tosod os postos de arrecação montados na cidade, não para de chegar ajuda para quem perdeu tudo o que tinha nesta tragédia, ressaltou.
O radialista e empresário Zezé Abreu também participa do grupo, e está ajudando a mobilizar a população através de seu programa na rádio 101 FM..
- A campanha de mobilização está no coração do povo de Macaé, com a solidariedade estampada no rosto de cada um que tem feito as doações. Prova disso são as 12 toneladas de donativos que arrecadamos apenas em dois dias, comentou.