logo

Grupo de natação Academia dos Anormais lança livro

16/05/2011 10:46:35 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Ana Chaffin

As histórias do grupo que se reúne todos os dias para nadar na Imbetiba viraram livro

Terapia de grupo, momentos de descontração e alegria, além de criatividade, especial contato com o mar e a natureza através da natação e até a publicação de um livro. Tudo isso e muito mais é o que tem para contar os cerca de 50 membros da Academia dos Anormais, um grupo de pessoas, muitos com netos, que se encontra diariamente, às 7h, na Praia de Imbetiba para nadar.

O livro “Natação e Riso! Academia dos Anormais” estampa foto da Praia de Imbetiba na altura da Rua Luiz Belegard, onde os nadadores brincalhões se encontram todas as manhãs. O livro de 65 páginas terá seu lançamento na próxima sexta-feira (20), às 19h, no Solar dos Mellos, na Rua Conde de Araruama, 248, Centro.

O autor da obra é o dentista Sergio Marins. Ele conta que o livro contém 55 casos em prosa e verso refletindo situações diárias vividas pelo grupo que forma a Academia dos Anormais, cujo presidente é o comerciante Valter Bitencourt.

Há dez anos – portanto desde 2001- eles se encontram para nadar. Alguns nadam apenas 100 metros. Outros, mais experientes, nadam até 3.500 metros. Formado por pessoas de todos os segmentos sociais, a Academia dos Anormais tem até um hino, além de camisas, símbolos, faixas, bandeiras e logotipo.

O nome do grupo surgiu de uma brincadeira, quando uma participante, numa manhã em que o mar estava de ressaca, questionou: “vocês vão nadar com um mar desse jeito? Parecem uns anormais”. A partir de então, o grupo se autodenominou Academia dos Anormais.

Uma coisa todos os seus membros concordam: há qualidade de vida e saúde para cada um deles, partindo do pressuposto de que nadar é saudável e se descontrair numa convivência social também é um fator de bem estar psíquico, mental e emocional.
As brincadeiras e bom humor são marcas fortes em seus membros. Para os macaenses e pessoas de outras cidades que vieram morar aqui fica uma dica: leiam o livro “Natação e Riso! Academia dos Anormais” e vejam que a vida pode ser bem vivida, repleta de momentos felizes, além de envolvimento esportivo como a natação e contato com a natureza.


Fotos Relacionadas