Próximos dias serão de intensa programação
A Secretaria de Educação, por meio da Coordenação de Referência à Leitura, prossegue suas atividades com o objetivo de fomentar a leitura e a literatura em Macaé. Semanalmente, o grupo de contadores de histórias HistoriArte promove a contação de histórias nas unidades escolares da rede municipal, desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA), através de um cronograma ou agendamento.
De acordo com a Secretária de Educação, Leandra Lopes, nesta semana prosseguem as visitas do Grupo HistoriArte na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria Lira Beraldini Campos; no I Simpósio de História e Cultura Afro Brasileira nas escolas (na próxima sexta-feira dia 13), na Cidade Universitária; e no sábado letivo da Escola Municipal Caetano Dias. Já na próxima semana, entre os dias 16 a 20, será a vez da Escola Municipal Lions; e na Escola Municipalizada Córrego do Ouro.
Segundo a coordenadora do Programa de Referência à Leitura da Secretaria de Educação, Gisele Souza, a contação das histórias provoca nos alunos a reflexão, a imaginação e a integração. "As histórias são contadas de forma lúdica aos estudantes da rede, através de diversas obras", afirmou.
O Grupo HistoriArte surgiu no ano de 1995, através da parceria entre a prefeitura e o programa "Leia Brasil", promovido pela Petrobras. No programa, foi ministrado um curso de contador de histórias para os professores da rede municipal, de onde nasceu o grupo de contadores de Historiarte, por incentivo do professor, contador de histórias e escritor Celso Sisto.
Desde sua criação, o Grupo HistoriArte já praticou atividades de formação com diferentes profissionais, o que contribuiu para ampliar a capacidade de articulação do grupo com os meios e, sobretudo, qualificar na ampliação de repertório e formas de construir e compartilhar com o público o prazer de contar e ouvir histórias da literatura brasileira e universal.