logo

Grupo inicia ações para implantação do Jardim Botânico

09/08/2012 10:34:00 - Jornalista: Simone Noronha

Para a implantação definitiva no Parque Atalaia também será criado um anteprojeto de lei, que será encaminhado para votação na Câmara de Vereadores.

A Secretaria de Ambiente de Macaé encaminhou esta semana ao Gabinete do prefeito Riverton Mussi a solicitação para o início das atividades do grupo de trabalho que vai acompanhar as ações de implantação do Jardim Botânico no Parque Municipal do Atalaia. O objetivo é criar um mais um espaço de pesquisa, desenvolvimento e proteção do ambiente.

O grupo de trabalho está sendo formado por membros do Conselho Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Comads), Plano Diretor, Guarda Ambiental, Fundo Ambiental, Conselho da Cidade, Secretaria de Agroeconomia, Agenda 21 e universidades.

- A primeira ação do grupo de trabalho será oficializar o apoio à equipe do Jardim Botânico de Brasília, que já esteve aqui e deu o sinal verde para o Parque Atalaia, e entrar com o pedido de registro no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Além disso, já vamos começar a preparar com a Coordenadoria de Educação Ambiental material didático para levarmos às escolas a importância de ser ter um Jardim Botânico na nossa cidade, disse o secretário de Ambiente, Romulo Campos.

Nesta terça-feira (7) a equipe da Secretaria de Ambiente recebeu a visita do pesquisador Júlio Cesar Monteiro de Barros, do Centro Estadual de Pesquisa e Desenvolvimento Rural Sustentável, a antiga Pesagro. O secretário Romulo Campos propôs uma parceria com a base do Centro em Macaé, para que a área verde da entidade seja agregada ao futuro Jardim Botânico.

No início desta semana, o Parque Atalaia recebeu da equipe do Jardim Botânico de Brasília – que faz parte da Rede Latino Americana de Jardins Botânicos.- o sinal verde para a implantação.

O Parque Atalaia já tem toda a infraestrutura pronta para ser transformado em Jardim Botânico e conta com uma grande área de Mata Atlântica bem conservada. Para a implantação definitiva no Parque Atalaia também será criado um anteprojeto de lei, que será encaminhado para votação na Câmara de Vereadores.

O Parque Atalaia já conta com centro administrativo, restaurante e centro de convivência. Sã0 235 hectares compostos em sua maioria de mata atlântica fechada. Localizado nos perímetros dos distritos de Cachoeiros de Macaé e Córrego do Ouro – o Parque Atalaia é uma referência para pesquisas ambientais feitas por universidades e a rede de ensino municipal.

É uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro. O Parque fica na área da antiga Fazenda Atalaia, e foi usado como o primeiro manancial de abastecimento da cidade com água potável. O parque abriga remanescentes florestais de baixada e uma rica fauna que mescla espécies comuns em sistemas abertos. O Parque Atalaia também serve como corredor ecológico, pois é ligado às reservas União e Poço das Antas.