
Foto: Ana Chaffin
Anúncios foram feitos durante celebração dos 78 anos da Guarda Municipal de Macaé
O aniversário dos 78 anos da Guarda Municipal de Macaé, foi celebrado nesta segunda-feira (1º), de maneira especial, contando com a presença de autoridades representativas das forças policiais do estado, do município e da Câmara de Vereadores. Na data, a corporação que cuida diretamente da segurança dos cidadãos e da ordem pública, ganhou das mãos do prefeito Welberth Rezende, os aguardados equipamentos que vão possibilitar uma dinâmica de trabalho cada vez mais eficiente na proteção dos moradores e visitantes.
A diminuição dos índices de criminalidade em Macaé se deve aos esforços integrados entre todas as forças de segurança, com participação profissional e diária da Guarda Municipal. “Anteriormente, efetuamos a inovação da frota e, agora, estamos iniciando novos investimentos com a entrega de modernos armamentos não letais para utilização de agentes treinados. Hoje, também assinamos a ordem de serviço para começar, em 10 dias, a reforma e ampliação da atual estrutura da GM, local onde estão os comandos da Segurança e da Ordem Pública. Avaliada em 9 milhões de reais, as obras devem estar concluídas em 18 meses”, disse o prefeito.
Entre os equipamentos que contribuem para uma segurança mais atualizada, entregues hoje, estão os elastômeros, que disparam projéteis de borracha, um deles testado pelo prefeito em local apropriado. Essa arma é uma tecnologia menos letal, que segue os protocolos do uso progressivo da força, segundo explicou o comandante da Guarda Municipal, Robson Braga. O novo sistema de comunicação ganhou rádios mais modernos e instalação do Sinesp CAD do governo federal. Também foram entregues materiais de combate a incêndio florestal, que são: sopradores e bombas costais para serem utilizados pela Guarda Ambiental e a Defesa Civil.
Segundo Welberth, “em Macaé, há atualmente uma GM preparada, bem formada, e que atrai muitos de fora para treinar aqui. Poucos necessitam sair da cidade para se capacitar, muitos, inclusive, possuem nível superior de escolaridade”. O prefeito sinalizou que vai sancionar a lei aprovada pela Câmara Municipal para uso futuro de armas letais por guardas treinados e capacitados para este fim. “Em várias cidades brasileiras, as corporações já fazem uso dessas armas, é preciso equipar também a nossa guarda para o enfrentamento onde for necessário”, ressaltou.
Para os secretários de Segurança, Tales Borges, e da Ordem Pública, César Reis, as aquisições dos novos equipamentos e o anúncio das obras de reforma e ampliação da sede representam o início de um grande avanço para transformar a Guarda Municipal na mais bem equipada, mais treinada e preparada do Brasil, concretizando o compromisso do governo municipal, na gestão Welberth Rezende, de modernizar a corporação. Antes de encerrar o evento, o prefeito saudou os guardas ambientais, os guardas-mirins, seniores e demais presentes. E anunciou para semana que vem o envio do RAS (Regime Adicional de Serviço) para ser submetido à análise do legislativo.