logo

Guarda Municipal realiza festa junina dos guardas seniores

15/06/2007 17:04:05 - Jornalista: Equipe Secom

Equipe da Guarda Sênior criou a festa junina sênior da Guarda Municipal de Macaé. O evento acontecerá no dia 22 de junho, a partir das 18h, no quartel da corporação com a participação de todos os agentes. A festa é aberta à população. No dia da festa os visitantes também podem trazer suas doações.

O evento é organizado em parceria com a comunidade. Todos os agentes da autarquia estão percorrendo o comércio, arrecadando produtos que serão doados a instituições beneficentes do município. As arrecadações nas barracas serão revertidas em compras de cestas básicas para comunidades carentes de Macaé.

Nas barraquinhas uma variedade de opções entre comidas e bebidas. Haverá barraca de churrasco, doces finos, pratos típicos, cachorro quente, caldos e barraca de pescaria. O ponto alto da festa será a apresentação de quadrilhas.

O presidente da Guarda Municipal, Antônio Franco destaca a necessidade de alegria para os componentes da Guarda Sênior. “Todos nós precisamos rir, brincar, nos distrairmos, quanto mais as pessoas da Terceira Idade. Precisamos dar a elas motivos sólidos de esperanças e de elevação da auto-estima. Imaginem a quadrilha dos guardas de mais de 60 anos, como isso é bom para que eles se sintam vivos e atuantes”, fala o presidente.

A coordenadora da Guarda Sênior, Elaine Chança, fala da festa junina. “Esta é a primeira festa junina que acontece no quartel da Guarda Municipal. Os participantes da Guarda Sênior estão animadíssimos. Eles querem se divertir, porém, o que mais está motivando os agentes é a possibilidade de ajudar outras pessoas, com as doações que faremos”, esclarece Elaine.

Entidades beneficentes comemoram doações

As doações da festa junina serão entregues a Liga Beneficente São João Batista – Casa do Idoso, Recanto dos Idosos Sagrado Coração de Jesus e Lar São Francisco de Assis.

A Liga Beneficente São João Batista de Macaé é uma instituição de assistência social - filantrópica, criada em 1923 e atualmente é mantedora da Casa do Idoso, fundada em 1945 para abrigar os idosos carentes de Macaé. Atualmente, o local abriga cerca de 90 idosos dos quais 80% são totalmente dependentes de ajuda e apoio para as mínimas necessidades de sobrevivência como andar, comer, vestir-se e cuidar-se.

Segundo a coordenadora da Liga Beneficente, Margarida Vieira da Silveira, a estrutura financeira da Liga é insuficiente para manter o mínimo de atendimento necessário aos idosos, uma vez que a mesma sobrevive de doações e de serviços prestados ao Sistema Único de Saúde - SUS, gerido pela Secretaria Municipal de Saúde. Margarida informa que está contente por ter sido uma das instituições escolhida pela equipe da Guarda Sênior para receber as doações.
- Ficamos satisfeitos com a escolha, primeiro porque nos sentimos lembrados, segundo precisamos das doações. É um gesto de solidariedade que vamos sempre lembrar - frisa reconhecida.

Outra instituição que receberá as doações é o Recanto dos Idosos Sagrado Coração de Jesus, que tem como gestor Roberto Pomper Mayer de Souza. O Recanto tem sete anos. São 25 internos e, segundo Roberto, a casa passa por obras para abrigar 40, mas ele informa que pretende chegar ter capacidade técnica de 60 internos.

- Louvo a iniciativa da Guarda Municipal, que através dos guardas seniores escolheram a nossa instituição para receber alimentos e material de higiene. Como estamos afastados do centro da cidade, poucas pessoas sabem da nossa instituição. Queríamos que as pessoas tomassem conhecimento dos trabalhos desenvolvidos aqui no Recanto. Estamos inovando no tratamento dos idosos, integrando-os na sociedade - esclarece Roberto Pomper.

O Lar São Francisco de Assis, que acolhe portadores de HIV é outra instituição beneficente indicada para receber as doações da festa junina. São 19 internos. A administradora irmã Gelma Dalmas esclarece que o local acolhe portadores de HIV que não têm onde ficar e que eles são acompanhados na rede municipal de saúde e no Programa Municipal DST/Aids. Irmã Gelma informa que os internos recebem apoio de assistente social, psicólogos e técnicos de enfermagem.

No local existe uma fábrica de fraldas geriátricas que são vendidas para particulares e para o governo municipal. “Ficamos felizes quando recebemos a notícia das doações que serão feitas pelos guardas seniores. Não importa o que e nem a quantidade do que recebemos, tudo é bem vindo porque recebemos tudo com satisfação. Dou os parabéns aos guardas pela iniciativa de ajudar a quem precisa - finaliza irmã Gelma.