logo

Hemocentro garante estoque de sangue para o Carnaval

24/01/2018 17:03:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Rui Porto Filho/Arquivo

Para doar sangue é necessário que o voluntário esteja em boas condições de saúde

O ato de solidariedade dos doadores é o principal fator que garante um estoque de sangue tranquilo no Serviço de Hemoterapia de Macaé, vinculado à Secretaria de Saúde, durante o Carnaval. Neste período, em decorrência do maior movimento nas estradas, são registrados mais acidentes de trânsito e, com isso, uma maior procura ao banco de sangue do município.

De acordo com a coordenadora da Hemoterapia, a médica Rosângela Bittencourt Murta, o sangue mais raro é o de fator negativo. Por isso, é importante que pessoas com esse tipo sanguíneo continuem doando.

Para doar sangue é necessário que a pessoa esteja em boas condições de saúde; apresente documento com foto, emitido por órgão oficial válido em todo território nacional; pese acima de 50 quilos e tenha idade entre 16 e 60 anos. No caso dos menores, é necessário o consentimento do responsável para cada doação.

A unidade fica localizada na Rua Dr. Bueno, anexo ao Hospital São João Batista, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, para atendimento ao público em caso de doação, e 24 horas quando o assunto é banco de sangue.


Fotos Relacionadas