logo

Hemocentro necessita de doadores do tipo sanguíneo tipo O positivo e negativo

25/09/2025 05:35:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Arquivo/Secom

Os doadores podem procurar o serviço de segunda a sexta de 7h30 às 12h30

O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé solicita a população a doação de do tipo sanguíneo O positivo e negativo. Os voluntários poderão comparecer de segunda a sexta-feira de 7h30 às 12h30, na Rua Doutor Bueno, 40, no Centro. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: (22) 2796-1756.

Para manter o estoque dentro do limite satisfatório, é necessária a regularidade da doação. Portanto, quem é doador deve procurar a unidade, pois o gesto de uma pessoa pode salvar até quatro vidas. Para facilitar o acesso dos voluntários, o Serviço Municipal de Hemoterapia mantém um agendamento eletrônico, por meio do portal oficial da prefeitura, na aba "Doe Sangue" . Nesse espaço, o doador irá preencher seus dados e marcar o dia e horário da doação.

A unidade de Macaé é responsável por abastecer todas as unidades hospitalares do município, além das cidades vizinhas como Quissamã e Conceição de Macabu.

O Serviço Municipal de Hemoterapia conta com uma equipe multidisciplinar: três médicos, sendo dois especialistas em hematologia e hemoterapia, três enfermeiras, assistente social, quatro biólogas, biomédica, além de auxiliares e técnicos em enfermagem e laboratório, auxiliares de serviços gerais e recepcionistas.

Os requisitos básicos para doação são: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal dos responsáveis); pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado e bem hidratado (evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação); apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial.