logo

Hepatite: Diagnóstico precoce pode salvar vidas

03/08/2012 16:02:00 - Jornalista: Jersey Simon - estagiário

Foto: Ana Chaffin

Contra a hepatite B existe vacina, que faz parte do calendário oficial de vacinação do Ministério da Saúde

Desde 1998, a macaense Eloisa Rocha cumpre religiosamente uma rotina saudável. A babá, todos os anos, faz os exames das hepatites B e C, e de HIV/AIDS. Além de entender a importância de se cuidar, ela os faz por outro motivo: há 14 anos perdeu uma de suas irmãs para o vírus da AIDS. É para que histórias como a de irmã de Eloisa deixem de se repetir que o Ministério da Saúde propõe o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais que, em 2012, tem como tema “As hepatites podem estar onde você menos espera”. Como nos anos anteriores, a Prefeitura de Macaé aderiu à campanha, realizada nesta quinta-feira (2), das 9h às 16h, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

Vestidos de amarelo e com cartazes em letras garrafais para chamar a atenção do público, a equipe, que faz parte do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou testes biológicos, aplicou vacina conta a hepatite B e aconselhou os participantes, aproximadamente 80 pessoas. Entre elas a Heloisa.

- Eu já me cuidava antes de acontecer esta fatalidade com minha irmã, mas, depois disso, eu comecei a me prevenir ainda mais e conquistei minha família para se cuidar também. Minha irmã, infelizmente, só descobriu que era soropositiva quando a doença estava avançada. Se eu pudesse chamaria as pessoas na rua, pois sei o quanto é importante a prevenção, conta.

De acordo com a diretora técnica do CTA, Isabel Alves, o Dia Mundial contra as Hepatites foi no dia 28 de julho, mas o alerta é válido para todos os dias.

- A hepatite é um vírus silencioso e que pode sobreviver por semanas fora do organismo humano, ao contrário do HIV. A prevenção começa em casa, todos os dias. A probabilidade das hepatites B e C estarem escondidas em algum objeto é grande, principalmente os parenterais, como agulhas usadas para colher sangue, injetar drogas ilícitas, fazer acupuntura e tatuagem. Por isso, profissionais da área da beleza, como manicures, devem ficar atentos quanto a esterilização dos instrumentos. Além disso, não podemos dispensar o uso dos preservativos, já que a hepatite B (HBV) também é sexualmente transmissível, alerta a diretora.

Contra a hepatite B existe vacina, que faz parte do calendário oficial de vacinação do Ministério da Saúde. Na rede municipal de saúde de Macaé, as doses estão disponíveis no Jorge Caldas e nas Unidades de Estratégia da Saúde Familiar (ESF). A imunização acontece sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Já o teste das hepatites A, B, C e D e do vírus HIV/AIDS, bem como o acompanhamento clínico, pode ser feito na sede do CTA, na Rua Velho Campos, 354, Centro.