Foto: João Barreto - Arquivo Secom
Adotar hábitos saudáveis, praticar exercícios físicos e ir ao médico regularmente são meios preventivos
No mês em que se lembra o Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão (26 de abril), a Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta sobre a importância de prevenção contra a conhecida “pressão alta”, uma das principais causas das doenças cardiovasculares no Brasil e no mundo. Em Macaé esse cenário, nos anos de 2016 e 2017, uma em cada quatro mortes no município estava relacionada a essas doenças.
A médica cardiologista e coordenadora do Serviço de Cardiologia, Camila dos Santos Moreira, alerta sobre o índice de mortalidade e a necessidade de prevenção, como também o controle para quem já tem a doença.
- É importante que a pessoa adote hábitos saudáveis de alimentação, pare de fumar, pratique atividades físicas e, principalmente, quem já tem o diagnóstico, não deve deixar de dar continuidade ao tratamento. Infelizmente, no Brasil, cerca de 40% dos pacientes abandonam o acompanhamento - ressaltou.
No município, o acompanhamento e controle a pacientes hipertensos são oferecidos nas Estratégias Saúde da Família (ESFs). Em 2017, foram 56 mil atendimentos realizados pelas 46 equipes espalhadas pela cidade e região serrana.
A Secretaria de Saúde orienta a população que visite regularmente o médico, principalmente as pessoas acima de 60 anos, em que a hipertensão atinge mais de 60% desse público.