Hospital Geral da Serra começa a funcionar no dia 15

10/01/2007 16:16:48 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, fez nesta quarta-feira (10) uma visita técnica ao Hospital Geral da Serra, no distrito de Trapiche. A construção da instituição, que começa a funcionar no próximo dia 15, era um antigo anseio da população da Região Serrana do município.

Durante a visita, o prefeito anunciou várias ações na área da Saúde para este ano, como as novas instalações do Pronto Socorro Pediátrico, que irá funcionar no antigo Fórum, obras de reforma e ampliação do Pronto Socorro Aeroporto e a inauguração do Hospital da Mulher, localizado na Barra de Macaé, no antigo Hospital do Sase. “Queremos oferecer as melhores condições de atendimento à população macaense, mas sempre primando pela medicina preventiva”, disso o prefeito.

Acompanhado do presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé (FMHM) Aluízio dos Santos Júnior, e do secretário de Saúde, Fernando Diogo, o prefeito se reuniu com a equipe técnica e administrativa que irá integrar o hospital para acertar os últimos detalhes para o funcionamento efetivo da instituição. A equipe é formada pelos médicos Gilcemar Passos, João Batista de Souza Júnior, Flávio David Silva, pelas enfermeiras Luciene de Aguiar Dias e Janaína da Cunha e pela psicóloga Delba Machado.

O prefeito também conversou com os funcionários da recepção, que estão terminando um treinamento e pediu que todos estejam comprometidos com o serviço que irão desenvolver. “A recepção é o primeiro atendimento do paciente. O acolhimento de vocês é importante neste processo em manter a qualidade nos serviços de Saúde”, disse Riverton.

Representando o vice-prefeito Carlos Augusto de Paula, a enfermeira Luciene de Aguiar ressaltou que a implantação de um hospital na Região Serrana é o resgate de uma dívida com a população. “A instituição terá um funcionamento gradativo, e vai compor a rede municipal de saúde já existente na serra”, disse Luciene.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, disse ainda que o Programa Saúde da Família (PSF) de Trapiche, que atualmente funciona num setor da Secretaria de Educação, ficará nexo ao hospital. “A população da Região Serrana encontrará num só local atendimento completo”, disse.

O presidente da FMHM, Aluízio dos Santos Júnior, disse que os funcionários do Hospital Geral da Serra, contarão com transporte exclusivo para que não haja atrasos e a rotina de atendimento da instituição não seja quebrada.

O superintendente do Hospital Geral da Serra, Gilcemar Passos, falou ainda que todos estão empenhados para oferecer à população um atendimento de qualidade e humanizado. “Inicialmente iremos atender os casos de emergência. Os casos de maior complexidade serão enviados para o Hospital Público Municipal (HPM) e de acordo com a demanda serão incluídas outras especialidades médicas”.

Serra – O Hospital Geral da Serra possui mais de dois mil metros quadrados, e contará com aproximadamente 120 profissionais, 23 leitos, atendimento de emergência com cinco médicos, sendo dois clínicos, dois pediatras e um ortopedista. A unidade conta ainda com dos serviços de Raio X, laboratório, farmácia, sala de sutura, sala de gesso, refeitório e área administrativa. A estrutura física foi inaugurada em julho, mas o Hospital só vai começar a funcionar agora porque a empresa contratada para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto da unidade atrasou a obra. O prédio também precisou de reforço na rede elétrica devido à estrutura para atender os equipamentos.