HPM firma convênio com IMMT para calibração de equipamentos médicos

27/11/2006 14:19:14 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) firmou convênio com o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT). O objetivo é garantir a confiabilidade e precisão dos diagnósticos médicos, através da calibração de instrumentos. O trabalho de calibração começou nesta segunda-feira.

O diretor superintendente do HPM, Aluízio dos Santos Júnior, informa que o trabalho de calibração é feito nos aparelhos de pressão arterial, e balanças de antrométricas e neo-natais. Ele acrescenta que este procedimento é importante, pois as avaliações em aparelhos descalibrados podem levar a erros, inclusive com receitas de medicamentos como conseqüência de falsos diagnósticos”, diz.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, ressalta que este trabalho é fundamental para assegurar lisura metrológica dos equipamentos. Ele diz ainda que além da calibração os técnicos Dílson Fiúza e Simone Rangel também farão um trabalho de orientação com os profissionais de saúde para que possam manusear os instrumentos de forma que eles mantenham sua calibração por mais tempo.