HPM institui Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante

27/11/2006 15:02:35 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Referência no atendimento de emergência na região o Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) conta, agora, com mais um serviço e encara mais um desafio. Foi implantado, no último final de semana, durante o I Simpósio de doação de órgãos e tecidos a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) que atuará na captação de possíveis doadores de órgãos.

O coordenador da Central Estadual de Transplante e do Rio Transplante, o médico Joaquim Ribeiro, lembra que o HPM, inicialmente, atuará na captação de órgãos que serão utilizados nos pacientes que se encontram na fila de espera e, posteriormente, o transplante poderá ser feito aqui. “É fundamental a implantação da CIHDOTT, pois trás recursos para região, progresso científico, formação para os profissionais de saúde e diferenciação para o hospital que fizer este investimento”, analisou.

Joaquim Ribeiro explicou que os membros da CIHDOTT receberão outros treinamentos e atuarão na identificação dos pacientes que estão potenciais doadores, e em seguida fazer a notificação a central do Rio Transplante para que as famílias autorizem que os órgãos possam ser captados e doados. “A comissão fará a manutenção do possível doador, os exames necessários e a abordagem da família e o Rio Transplante enviará as equipes para a retirada dos órgãos e o controle de toda parte legal, pois a morte cerebral é o momento em que o paciente morre”, explica.

O I Simpósio de doação de órgãos e tecidos aconteceu nos dias 24 e 25 e contou com extensa programação. O evento teve como objetivo discutir a situação na região e apontar caminhos que sensibilizem a população para a importância da doação de órgãos. Para isso, foram convidados a participar profissionais de saúde, gestores e estudantes. O médico Joaquim Ribeiro enfatizou ainda que o Brasil tem um dos maiores programas públicos do mundo, o SUS.

- Queremos chamar a atenção dos formadores de opinião. Pretendemos, ainda, realizar um trabalho junto à sociedade organizada para que promova a conscientização nas comunidades sobre a importância da doação de órgãos. Defendemos também ações nas escolas junto aos alunos do ensino fundamental”, disse o presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé e diretor superintendente do HPM, Aluízio dos Santos Júnior.

A abertura do evento contou com a presença do subsecretário de Saúde, o médico Luis da Penha, o diretor técnico do HPM, Luis Porto e o presidente do Centro de Estudos Dr. Manoel do Carmo Losada, Joel Tavares Passos.