Hub do gás viabiliza aumento da produção de energia no Estado

23/03/2023 15:10:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Desenvolvimento

A nova infraestrutura de operação do gás produzido nas Bacias de Campos e de Santos, que se instala em Macaé a partir dos investimentos já consolidados pelas grandes operadoras de energia no mundo, reforça a participação do município em fazer parte do processo de transição energética discutido atualmente a níveis nacional e mundial.

As oportunidades de negócios a partir da elevação da participação do Estado do Rio de Janeiro nas operações offshore no país foram destacadas por Macaé ao participar do lançamento do Caderno FGV Energia Gás Natural, realizado nesta quinta-feira (23), no Rio de Janeiro.

Presente no evento, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, ressaltou que o Estudo só fortalece as perspectivas de instalação do novo “hub do gás” em Macaé, a partir da construção dos dois terminais de operação do Tepor, além da planta de gás Valeflex.

“A instalação de duas novas rotas do gás, somada à nova infraestrutura que se instala em Macaé para o processamento desta matéria-prima, comprovam o cenário apontado pelo estudo da FGV que coloca o Estado do Rio como o epicentro da retomada dos investimentos e negócios gerados pela cadeia produtiva de óleo, gás e energia. E a participação da nossa cidade neste contexto é um reflexo da atenção dada pelo prefeito Welberth Rezende à demanda das empresas e instituições que representam este segmento”, avalia Rodrigo.

O lançamento do caderno da FGV também contou com a participação do Secretário adjunto de Políticas Energéticas, Thiago Rocha; da assessora especial, Deila Estrela, além da presença dos presidentes da Petrobras, Jean Paul Prates; do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), Roberto Ardenghy e da Naturgy Brasil, Katia Repsold.


Fotos Relacionadas