logo

I Campeonato Intermunicipal do Cavalo Raça de Milha começa nesta sexta

02/06/2011 15:53:15 - Jornalista: Vivian Dias

Foto: Ana Chaffin

Cavalos participarão de provas de Três Tambores, Seis Balizas e Team Penning, com o prêmio final de 26 mil reais

Começa nesta sexta-feira (3) a quinta etapa do I Campeonato Intermunicipal dos Amigos do Cavalo Raça de Milha, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, em Macaé. Até domingo, os cavalos participarão de provas de Três Tambores, Seis Balizas e Team Penning, com o prêmio final de 26 mil reais. O evento tem apoio da prefeitura de Macaé, através da Subsecretaria de Agricultura e Abastecimento.

A programação começa a partir desta sexta-feira com a chegada dos animais. No sábado, a partir das 9h, acontece as provas dos Três Tambores e Team Penning e, no domingo, a prova das Seis balizas encerra o campeonato. A entrada é franca.

Nesta etapa, são esperados 150 animais provenientes dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. De acordo com o organizador do evento, Hélvio Braz, mais de 1600 criadores se inscreveram para o campeonato, que encerra o ano híbrido de 2010/2011.

- A previsão é que este ano consigamos bater o recorde aqui em Macaé. Só nesta final já temos 418 inscrições antecipadas, mas os criadores também podem se inscrever na hora do evento, explicou.

Ao todo, o campeonato já distribuiu mais de 100 mil reais em prêmios. Em agosto Macaé vai sediar a primeira etapa do campeonato, que marca o início do ano híbrido 2011/2012.

Origem - A raça Quarto de Milha foi a primeira a ser desenvolvida na América. Ela surgiu nos Estados Unidos por volta do ano de 1600 e os primeiros animais que a originaram foram trazidos da Arábia e Turquia por exploradores e comerciantes espanhóis. Os garanhões escolhidos eram cruzados com éguas que vinham da Inglaterra. O cruzamento produziu cavalos compactos, com músculos fortes, podendo correr distâncias curtas mais rápido do todas as outras raças.

Largamente utilizado no trabalho no campo e na desbravação do Oeste Norte-americano, o cavalo foi se especializando no trabalho com o gado. Nos finais de semana, os colonizadores divertiam-se promovendo corridas nas ruas das vilas e pelas estradas dos campos, perto das plantações, com distância de um quarto de milha (402 metros), originando o nome do cavalo.