Ressaltar a importância do artesanato como fator de desenvolvimento local e regional por meio do estímulo ao empreendedorismo, comercialização e qualificação profissional são os objetivos da I Feira de Artesanato de Macaé, a FEMARTE, que acontece de terça-feira (18) a quinta-feira (20), na Praça Veríssimo de Mello, Centro da cidade.
Realizado pela Prefeitura de Macaé, por meio do Gabinete da Vice Prefeita Marilena Garcia e Secretaria de Educação, o evento conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social, Fundação Esporte e Turismo (Fesportur), Coordenadoria Macaé 200 anos e Macaé Cidadão, de diversos órgãos municipais e é voltado para os artesãos e profissionais de setores comerciais, sociais e comunidades.
Durante os três dias de evento (13h ás 21h) serão realizadas palestras, oficinas, atividades culturais e artísticas. Segundo a coordenadora da Feira, Kátia Angeloff, a FEMARTE visa, além de servir de troca de experiências entre os profissionais da área, Estimular o crescimento dos núcleos de artesanato e promover o associativismo. “Neste encontro informaremos a comunidade das iniciativas e projetos de artesanatos existentes na região, fazendo com que os participantes tenham acesso a novas metodologias e processos de aprendizagem bem sucedidos nacionalmente e localmente”, ressaltou.
A Feira servirá ainda de veículo de divulgação dos produtos artesanais já consolidados na cidade e região, além daqueles em potencial. Por meio das palestras, será possível entender a relação entre a criatividade e o processo de produção e comercialização, criação, produção e comercialização de produtos diferenciados e qualificados, com identidade regional. “Pretendemos, com o evento, iniciar o processo de solidificação do artesanato como importante gerador de renda, que deve se especializar e profissionalizar-se na região”, disse Marilena Garcia, Vice Prefeita.
Para participar da FEMARTE foram convidados profissionais da área de educação, economia, responsabilidade social e empresarial, além de consultores, profissionais da área comercial e artística. Entre os nomes, estão Márcia de Carvalho, estilista, consultora junto à Prefeitura de Paris do Projeto Artesanato Social; Gilberto Soares, gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Norte Fluminense; Cocco Barçante, artista plástico, consultor do SEBRAE, professor de Estilismo da Faculdade Candido Mendes; Elias Zeglin, gerente regional do Banco do Brasil; Rita Ipólito, psicopedagoga, consultora da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização para Educação, Ciência e Cultura das Nações Unida (UNESCO) e Ely Peron Frongilo, coordenador extraordinário do Macaé 200 anos.
A FEMARTE tem o apoio do Banco do Brasil, SEBRAE), Escola de Qualificação para o Trabalho - Núcleo de Empreendedorismo Sócio Educacional, entre outros.