Evento aconteceu nesta terça-feira (17)
Representantes de municípios vizinhos participaram, nesta terça-feira (17), do I Fórum Regional Fluminense da Orientação Educacional. A programação virtual contou com participantes de Cabo Frio, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Quissamã, Rio das Ostras, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra. O evento faz parte do calendário municipal já é considerado um dos mais importantes da área de orientação educacional da região.
Com o tema “Entrelaçando Vivências”, a programação foi marcada por troca de experiências, depoimentos, momento cultural e apresentação do trabalho da Orientação Educacional de Macaé (estruturas e dinâmicas). A abertura foi feita pelas coordenadoras Andrea Carvalho e Rosinea Chaves, que deram boas vindas aos participantes; equipe da Secretaria de Educação; ao Secretário Adjunto de Educação Básica, Robério Fernandes; e a Superintendente de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, Odilaine Fernandes.
O I Fórum Regional Fluminense da Orientação Educacional também recebeu poesia de Conceição de Maria e a participação dos convidados Edgard Monzato Almeida (Secretário de Educação de Cardoso Moreira); Luciana Maria Nogueira Tavares (professora orientadora educacional de Conceição de Macabu); Valéria Bragança (Gerente do Departamento de Formação e Avaliação de Rio das Ostras); Kátia Alves (Coordenadora Geral de Educação Infantil de São Francisco do Itabapoana); além de Priscila Peixoto
(Coordenadora de Orientação Educacional de São João da Barra). O fim do evento contou com a palestra da orientadora educacional recém aposentada Eronei Leite, que também recebeu homenagens.
Robério Fernandes agradeceu pela organização do Fórum."Esta programação é de suma importância para potencializar a ação da orientação educacional. O objetivo é se voltar para ressignificação do espaço escolar dentro de uma perspectiva inclusiva e antirracista, com cuidados quanto ao bullying e uso da rede social. Este Fórum é essencial, pois estamos em um tempo de desafios em que a aproximação da família e a escola é cada vez mais essencial, principalmente em tempos de dificuldade de convivência", ressalta o Secretário Adjunto.
Já a Superintendente de Ensino Fundamental, Odilaine Fernandes, pontuou que o Fórum é motivo de gratidão. "A rede municipal tem um desafio junto ao segundo segmento, onde se vive a maior parte dos conflitos. Daí vemos os fundamentos da orientação educacional cada vez mais importante, incluindo outros atores como a psicologia.Estamos aqui e vamos nos voltar para ressignificação e resgate do pertencimento", salienta.
A programação, que contou com as intérpretes de Libras Verônica Santos, Cristiane Dantas e Sheila Soares, foi marcada por interação e depoimentos de alguns integrantes. O encerramento teve a abordagem da orientadora educacional recém aposentada, Eronei Leite, que destacou a função e o papel da Orientação Educacional. "O orientador é essencial, o diálogo permanente com o professor, o conhecimento do aluno, do entorno da escola são primordiais. Os orientadores devem entender o contexto educacional para assim poder atuar diante de diversas situações até conflitos. Parabenizo a todos que exercem esta função com tanto amor e dedicação. Agradeço pela oportunidade de poder me integrar a este evento tão importante", finaliza.