logo

Idosos da Guarda Sênior participam de atividades físicas na praia

23/01/2013 17:40:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Atividades físicas marcaram a volta deles das férias do projeto

O cenário da Praia de Imbetiba, em Macaé, foi alterado na manhã desta quarta-feira (23) pela presença dos 132 idosos da Guarda Sênior da prefeitura que usaram a areia para as atividades físicas que marcaram a volta deles das férias do projeto. Desde o último dia 14 o grupo participa do curso de reciclagem da Guarda Sênior, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), cujas atividades serão desenvolvidas até o dia 1º de fevereiro.

Os idosos caminharam na areia, posaram para fotos e cantaram desde as 8h e só pararam por volta das 9h30 quando começou a chover. Mas nem assim desanimaram e correram feito crianças em busca de um abrigo. A Guarda Sênior desenvolve a programação dos idosos para que resgatem qualidade de vida e sempre com atividades físicas que são ótimos remédios para a saúde deles, mas só participam os que estão com a saúde em dia. Quem tem algum impedimento, só observa os colegas.

“A Guarda mudou a minha vida para melhor. Hoje continuo me sentindo útil e sempre de bem com a vida porque trabalho e tenho amigos”, disse o motorista aposentado Lair José, 76 anos, morador no Parque Aeroporto, guarda sênior há três anos. A dona de casa Maria Rosa Rocha Amorin, 68 anos, que mora no bairro Cavaleiros, concorda. “Minha vida tem mais sentido desde que entrei para a Guarda Sênior, há quatro anos. Vivo sempre de alto astral e, principalmente, feliz comigo mesma. Tenho só uma filha e aqui, neste projeto, faço amigos onde trabalho, sem contar a amizade que o grupo forma estando junto todos os dias. Só posso dizer que a prefeitura me mostra, com este projeto, que viver é bom demais em qualquer idade”.

A Guarda Sênior foi implantada no município em 2008 e está vinculada à Secretaria de Ordem Pública, órgão municipal que atua na defesa social. Uma semana após o término do curso os guardas da terceira idade estarão em seus postos de trabalho. Eles são responsáveis pelo atendimento e informação nos órgãos municipais e também em alguns estaduais e federais, por meio de parceria com a prefeitura, onde trabalham distribuídos em dois turnos (manhã e tarde), de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 12h às 17h.

Durante o curso, os idosos aprendem sobre relação interpessoal, a ordem unida para se adequarem ao trabalho, além de cantarem hinos patrióticos e assistirem a palestras sobre temas de interesse da terceira idade como geriatria e nutrição. O curso é ministrado em parceria com a subsecretaria Municipal do idoso, vinculada à secretaria de Desenvolvimento Social.

Duas vezes por mês, a cada 15 dias, os guardas sêniores passam por curso de atualização com novas atividades e palestras, quando também aprendem regras de interação com a população. Eles participam de vários eventos realizados pela prefeitura, passeios e outras programações voltadas para a terceira idade.

No momento não há novas vagas, mas a Guarda Sênior mantém aberto o ano inteiro o cadastro reserva, basta os interessados procurarem a sede da corporação, à avenida Gastão Henrique Schueler, 698, levando os documentos pessoais e um telefone de contato.

A Guarda Sênior é para maiores de 60 anos, conforme o Estatuto do Idoso, e sem limite máximo de idade nem condição socioeconômica. Cada idoso da Guarda Sênior recebe uma bolsa pelo trabalho no valor de um salário mínimo mensal, mas sem vínculo empregatício, o que significa que participam idosos aposentados ou mesmo os que ainda estão no mercado de trabalho.


Fotos Relacionadas