Foto: Kaná Manhães
Nova paróquia vai unir as capelas dos bairros São José do Barreto, Engenho da Praia, Imburo e Lagomar
Orações e leituras de textos bíblicos marcaram o lançamento da pedra fundamental da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no balneário Lagomar, na manhã desta sexta-feira (27), com a presença de centenas de fiéis. A sede da nova paróquia será construída na Avenida Quissamã, entre as Avenidas W18 e W20. A construção de mais um templo religioso na cidade conta com o apoio da Prefeitura, que vai fazer uma campanha junto aos comerciantes para ajudar nos custos da obra.
A nova paróquia está surgindo por determinação da Diocese de Nova Friburgo, que decidiu unir as capelas dos bairros São José do Barreto, Engenho da Praia, Imburo e Lagomar. Além da Igreja, o projeto inclui a construção de uma creche para crianças de dois a cinco anos e salas destinadas à evangelização de crianças e jovens das comunidades locais.
O prefeito Riverton Mussi falou de sua alegria ao participar do evento.
- Agradeço a todos que contribuíram para que o projeto do arquiteto Wallace Farah e do engenheiro Carlos Novais começasse a sair do papel. Vamos convocar empresários para contribuírem para a construção do templo, e a prefeitura também vai cooperar no que fr possível. A Prefeitura sempre teve a postura de colaborar com todas as religiões, e não poderíamos ficar de fora em um momento como este, que marca o surgimento de uma nova Paróquia, afirmou.
O secretário de Governo, André Braga, também se manifestou.
- É muito importante o governo contribuir para a construção de mais um templo religioso para que as pessoas possam ter um encontro com Deus, trazendo conforto às famílias, às comunidades, em nossa cidade . Tenho a certeza que vamos receber as bênçãos de Nossa Senhora das Graças, disse.
O padre José Macedo, pároco da Capela do Lagomar, agradeceu a todos os que têm contribuído para a construção do templo: prefeito Riverton Mussi, secretário André Braga, ao vereador Gilso Machado, ao ouvidor geral da Prefeitura, Décio Braga, à Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), à Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) e à comunidade.
O vereador Gilso Machado levou o projeto à Câmara, em 2009., e lembrou que o padre José Macedo levou a ele a reivindicação de doação do terreno da Prefeitura para a obra. O monsenhor Alex Paiva Ribeiro, vigário geral diocesano, representante do bispo Ediney Gouveia Mattoso, fez uma oração de agradecimento pelo lançamento da nova Paróquia.