Igreja São João Batista ganhará nova iluminação

17/04/2006 17:26:07 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Com o objetivo de valorizar prédios e patrimônios históricos em Macaé, a prefeitura e o governo do estado promovem parceria, através do projeto Conceitual de Iluminação Pública. Assim o secretário municipal de Acervo e Patrimônio Histórico, professor Ricardo Meirelles, anuncia que a igreja São João Batista será iluminada da mesma forma que a igreja de Santana. “A igreja São João Batista é considerada a igreja-mãe. Foi construída em 1812 para ser o principal templo católico de Macaé”, explica o secretário.

Localizado próximo à Praça Veríssimo de Mello, o templo conserva, externamente, traços arquitetônicos, que outros prédios no entorno da Praça perderam. Por exemplo, o Tênis Clube, o Fluminense e o Colégio São José. “Apenas a igreja São João Batista e o Hospital Casa de Caridade conservam a mesma estrutura”, diz Meirelles, lembrando que internamente, porém, estes prédios sofreram mudanças, com o passar do tempo.

Na igreja São João Batista, o sino, a torre e a altura da calçada permanecem intactos, apesar dos seus quase duzentos anos. “Inclusive, a cor branca é a mesma”, diz. A nova iluminação será instalada brevemente e vai durar do momento que escurece até os primeiros raios de sol.

Para o secretário, valorizar patrimônios históricos significa mostrar que há valores não descartáveis. É que a sociedade consumista utiliza as coisas e depois as joga fora, mas o sentido de humanidade refletido nas referências históricas não pode ser perdido, nem descartado. “O consumismo valoriza o que se tem e não o que se é. Torna-se necessário valorizar o passado, evitando esta situação”, explica.

Os profissionais da empresa Citiluz, prestadora de serviços para o governo estadual, irão trabalhar observando elementos técnicos como a posição do prédio paroquial, sua localização e altura, para instalarem a nova iluminação. De acordo com Meirelles, os próximos pontos históricos que ganharão nova iluminação serão as sociedades musicais Nova Aurora e Lira dos Conspiradores, além do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé. “Em apenas 20 dias eles fazem toda a instalação”, conclui.