logo

Igualdade Racial em foco no mês de novembro

14/11/2014 11:12:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Juranir Badaró

O Dia da Consciência Negra é comemorado no próximo dia 20

A Coordenadoria Extraordinária da Igualdade Racial (Cepir), da Prefeitura de Macaé, realiza eventos neste mês de novembro por conta do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em todo o país no próximo dia 20. Segundo a coordenadora de Cultura da Cepir, Yaisa Carolina, as atividades estão pautadas na herança africana, refletindo a importância do legado cultural que se perpetua por meio da população afro-brasileira. Serão realizadas discussões e debates que tratam de música, arte visual e história.

Programação

Na segunda-feira (17), acontece a exibição de filme sobre a cultura afro-brasileira, entre 14h e 17h, no Paço Municipal (avenida Presidente Sodré, 534, Centro). Toda a comunidade macaense está convidada a marcar presença. O púbico principal será constituído por alunos da rede municipal de ensino. No final da sessão será realizado um debate.

No dia 26, das 9h às 15h, no Auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), localizado na avenida Presidente Sodré, 466, Centro, diversas escolas municipais apresentarão trabalhos sobre a cultura afro-brasileira. Os alunos e alunas do 6º ao 9º ano mostrarão resultado de atividades desenvolvidas em 2014 sobre o tema.

Ainda no dia 26, às 16h, haverá a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Igualdade Racial, no Paço Municipal. O órgão, de caráter consultivo, é composto por oito membros da sociedade civil e oito do governo. O objetivo é sugerir ações a favor da Igualdade Racial, como cursos, palestras, debates temáticos, entre outras.

No dia 27, às 17h, uma Sessão Solene será promovida na Câmara Municipal de Macaé, na Rodovia do Petróleo 168, Km 3,5, Virgem Santa. Medalhas de Honra ao Mérito Carucango serão entregues a personalidades que, durante todo o ano, promoveram ações voltadas à promoção da Igualdade Racial.

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. A instituição procura combater o desenvolvimento de sentimentos de preconceito e de inferioridade perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.


Fotos Relacionadas