logo

Igualdade Racial executa ações nas áreas de Educação e Saúde

18/08/2014 16:07:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Divulgação

A esquete teatral é uma das atividades desenvolvidas

A Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial (Cepir) está visitando escolas e unidades de saúde para levar conhecimentos sobre quesitos relacionados à população negra. Na área da educação são os projetos “Fala Jovem” e “Ciranda de Papo e Memória” e no setor de saúde é a ação “Saúde da Cabeça aos Pés”. As iniciativas estão vinculadas ao Projeto Cabeça de Nego, cujo objetivo é fomentar a produção intelectual e cultural das populações negras.

Segundo a coordenadora de Cultura da Cepir, Yaisa Carolina dos Santos, o projeto “Fala Jovem” promove um bate-papo com jovens sobre o que pode ser feito para a construção da cultura de paz no município. “Visitamos as instituições de ensino, onde ocorrem as conversas com os alunos. Isso já aconteceu na Escola Municipal Maria Izabel. E, na quarta-feira (20), se realiza nas escolas municipais Professor Samuel Brust (Fronteira) e Cláudio Moacyr (Aeroporto)”, explica, ressaltando o estímulo à autoestima, ao protagonismo do jovem e valores morais. “Vamos às escolas que nos convidam ou que nós procuramos”.

Já a ação “Ciranda de Papo e Memória” ocorre com base na lei 10.639/03, visando orientar professores e alunos no que diz respeito à cultura africana e afro-brasileira, por intermédio de imagens, músicas e fatos históricos. “Nesse caso, levamos aos docentes e discentes conhecimentos históricos muitas vezes omitidos nos livros didáticos. Por exemplo, o primeiro médico que fez um transplante de coração humano era negro. Já o cantor Chuck Berry, também negro, considerado o verdadeiro pai do rock por ter inventado o estilo de tocar guitarra desse ritmo, ouvia pedras rolando perto de sua casa, onde havia uma mina. Por isso, o rock and roll significa pedra rolando”, conta a coordenadora.

O projeto “Ciranda de Papo e Memória” também foi levado às escolas municipais Samuel Brust e Darcy Ribeiro (Nova Holanda), além do Maria Izabel (Centro) e Ivete Santos Aguiar (Frade). “Dizemos aos professores que falar do negro é falar da cultura do Brasil”, ressalta.

Parceria com a Saúde - Por meio de parceria entre a Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial e a Secretaria Municipal de Saúde – Divisão de Vigilância e Saúde - as profissionais da Cepir Sandra Brandão (coordenadora de Projetos) e Yaisa irão às seguintes unidades de Saúde: Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, dia primeiro de setembro, às 9h, e no dia 2, às 14h; Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Lagomar, dia 4, às 9h; e ao Posto de Saúde do Visconde, no dia 23, às 9h.

Nesse projeto há esquete teatral, informações e orientações sobre a saúde da população negra, que tem tendência à pressão alta e à anemia falciforme, entre outras doenças.


Fotos Relacionadas