Foto: Rui Porto Filho
No Brasil, turbante é utilizado em tendências da moda moderna e estética
A Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial participa da 7ª Primavera de Museus, no Solar dos Mellos, evento que ocorre até o dia 28. Partindo do fato de que o tema dessa semana é "Museu, Memória e Cultura Afrobrasileira", a coordenadoria atua com diversas contribuições.
No sábado (28), será realizada no Solar dos Mellos oficina de turbante, que são tecidos amarrados nas cabeças, em geral, das mulheres. Na África era usado na religião e para mostrar poder social. No Brasil, tem característica estética. As baianas o utilizam durante feitura de alimentos típicos.
Segundo a coordenadora de Igualdade Racial, Zoraia Braz, essas aulas serão abertas ao público, inclusive comerciantes e lojistas, às 10h30 e às 15h. Serão ministrados conteúdos teóricos, mostrando a história do turbante e o porquê de seu uso. A esfera prática promoverá os diversos tipos de amarração.
A coordenadoria de Igualdade Racial pede para que as pessoas interessadas levem lenços, panos e echarpes. “Queremos revelar que esse adorno traz identidade, além de ser uma ferramenta para se conhecer um pouquinho mais da cultura afrobrasileira”, pontua Zoraia.
Sobre o turbante, ela afirma ainda que pode ser utilizado por pessoas de outras etnias, inclusive homens. “Esse adereço teve seguidores e adeptos famosos como as atrizes Greta Garbo e Carmem Miranda e a escritora Simone de Beauvoir”, ressalta, acrescentando que após as oficinas, pequenas apresentações serão realizadas.
Visita Guiada
Zoraia comenta também que a coordenadoria de Igualdade Racial contribui com a 7ª Primavera de Museus por meio de conteúdos ministrados durante a Visita Guiada para escolas municipais, tratando Memória e Quilombo.
- Mostramos a ajuda eficaz do negro na sociedade contemporânea durante as conversas com os alunos. Música, dança, culinária e literatura são algumas das áreas de atuação dos africanos, que influenciaram muito o nosso país – avalia ela.
Na sexta-feira (27), às 18h, é a vez de Glória Ramos fazer sua palestra sobre memória, abordando a contribuição do negro na sociedade brasileira.
Ela vai proferir conhecimentos para estudantes da Cidade Universitária e para o público em geral que marcar presença no Auditório Washington Luiz (Solar dos Mellos). Depois desse evento, o mestre Kibe comandará um animado samba de roda no pátio do Solar dos Mellos, que fica na Rua Conde de Araruama 249. Mais informações pelo telefone: (22) 2759-5049.