Foto: Kaná Manhães
Comissão prepara detalhes da Conferência
Com a proposta de discutir as políticas municipais dentro do plano nacional de políticas para as mulheres, será realizada nesta quarta e quinta-feira (24 e 25) a III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, no auditório da Cidade Universitária, em Macaé. O evento é uma realização da prefeitura, através do gabinete da vice-prefeita e da subsecretaria de Políticas para Mulheres.
Na ocasião, a vice-prefeita, Marilena Garcia, falará sobre “A Mulher na Região do Petróleo”; já no segundo dia do evento, dia 25, às 10h, Marilena Garcia, que é Coordenadora Estadual de Gestores de Políticas para as Mulheres da Frente Nacional de Prefeitos, irá se reunir com prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras da região a fim de criar um documento que impulsione as políticas públicas para as mulheres com vistas à construção da igualdade entre mulheres e homens. O documento estabelecerá ações e metas previstas no II Plano Nacional de Políticas para Mulheres (PNPM) e está em sintonia com a estratégia de erradicação da miséria, uma das metas do Governo Federal.
- Estamos contribuindo com o Governo Federal a levantar dados sobre a Mulher na Região do Petróleo para que políticas públicas sejam desenvolvidas baseadas na realidade das necessidades dessas mulheres. Uma mulher que trabalha a bordo que possui filhos tem características diferenciadas que devem ser observadas pelo poder público. Ela precisa deixar os filhos e a casa por 14 dias e muitas vezes não possui familiar nem marido como apoio. No entanto precisa do salário do embarque. Uma outra questão é a mulher que enquanto o marido embarca assume o papel de “chefe de família” com todas as responsabilidades da casa, explicou Marilena Garcia.
A vice-prefeita, que foi a primeira vereadora Mulher da região em 1982, conta que a partir dos anos 70, as mulheres começaram a conquistar o mercado de trabalho em um contexto de expansão econômica e um crescente processo de industrialização e urbanização. As conquistas progrediram por todos os anos 80 apesar da estagnação da economia. Na década de 90 caracteriza-se por uma intensa abertura econômica e continua-se a tendência da entrada da mulher no mercado de trabalho ao ponto de faltarem vagas e haver desemprego feminino. Desde então, várias mudanças aconteceram no perfil das trabalhadoras, entre elas a o perfil etário, a escolaridade, e o estado civil.
Atualmente, o mundo anda apostando nos valores femininos, no seu talento e carisma. O seu trabalho tem sido notado pelas inúmeras mudanças que continuam causando, tais como a capacidade de trabalhar em equipe ao invés do individualismo, a cooperação no lugar da competição, a persuasão em oposição ao autoritarismo.
As mulheres, hoje ocupam postos nos ministérios, nos tribunais superiores, em organizações de pesquisa de tecnologia de ponta, no topo de grandes empresas. Pilotam jatos, perfuram poços de petróleo, comandam tropas. No entanto a entrada da mulher no mundo do trabalho ainda vem sendo acompanhada, ao longo dos anos, pela discriminação, principalmente à desigualdade salarial entre homens e mulheres.
Confira a programação completa:
- Dia 24
13h às 14h - Credenciamento
14h – Apresentação Art Luz
14h20 - Abertura solene, com a presença do Exmo Sr. Prefeito, Riverton Mussi; Vice-Prefeita, Marilena Garcia, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social; Subsecretária Municipal de Políticas para as Mulheres; e a representante do Condim.
15h às 16h15 – Mesa Redonda 1:
MULHER E POBREZA EXTREMA: Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho (Glorya Ramos – Secretária de combate ao racismo da CUT-RJ, membro da Diretoria e da Comissão de gênero e etnia do Sinpro-Rio);
Apresentação do Levantamento: A Mulher e o Petróleo. Marilena Garcia – Vice-prefeita de Macaé
Moderadora: Sonia Therezinha Gonçalves
16h15 às 16h30 – Atração cultural: Josiana Marques Wilme
16h30 às 17h45 – Mesa Redonda 2
MULHER: DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO - Sílvia Cruz, Assessora da Coordenadoria da Diversidade Educacional do Estado do Rio de Janeiro
Moderadores: Mario Sérgio dos Santos e Conceição de MariaRosa
17h45 às 18h – Atração cultural: Josiana Marques Wilme
18h às 19h15 – Mesa Redonda 3
UNIVERSALIDADE NA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES
Professor Thaddeus Blanchette – Sociólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Moderadores: Vânia Regina Deveza Gomes e Meynardo Rocha de Carvalho
19h30 – Encerramento
Dia 25
8h às 12h – GRUPOS DE TRABALHO
• Educação inclusiva, não sexista, não racista, não homofóbica e não lesbofóbica
• Saúde, direitos sexuais e reprodutivos
• Enfrentamento a todas as formas de violência
• Análise da realidade macaense: aspectos sócio-políticos culturais
• Autonomia econômica: a mulher e o petróleo.
12h às 13h30 - Almoço
13h30 às 17h - Plenária: apresentação e aprovação de propostas
17h às 17h30 - Eleições de delegadas para a III Conferência Estadual