Foto: João Barreto - Arquivo Secom
Em setembro e outubro foram atendidas 3.065 solicitações
A Coordenadoria de Iluminação Pública (Cip), vinculada à Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, da Secretaria de Infraestrutura, segue com o trabalho de manutenção por todos os bairros da cidade e também na região serrana, seguindo os protocolos à contenção do Covid-19. Em setembro, foram atendidas 1.435 solicitações relativas à troca de lâmpadas, reatores e cabeamento/fios. Já em outubro, o número de solicitações teve um pequeno aumento (1.630), para os mesmos serviços realizados.
A ação da Coordenadoria de Iluminação Pública é rotineira, acionada pelas solicitações dos moradores e também pelas rondas diárias das equipes. No mês de setembro, o destaque dos serviços foi a revitalização da Orla da Imbetiba, com diversos reparos e a instalação de refletores de Led, que são mais econômicas e duráveis. E, em outubro, o destaque foi no Engenho da Praia, onde a equipe trocou cabos e instalou projetores em Led na praça do bairro.
Por toda a cidade, neste bimestre, foram implementados 22 novos postes de iluminação pública – só na Linha Verde foram sete -, e instaladas 43 novas luminárias.
Por motivo das fortes chuvas, as equipes atenderam mais intensamente ao final do mês de outubro. Os bairros sempre campeões em intervenção são Lagomar, Centro e Aeroporto, devido ao grande contingente populacional.
O trabalho de manutenção é constante e o apoio da população é fundamental, por isso, fazer as solicitações nos canais corretos auxilia a atender às demandas, uma vez que cada pedido gera um número de protocolo.
Disque Luz
O cidadão que quiser solicitar serviços de reparos de iluminação pública poderá passar mensagem para o número de WhatsApp: (22) 99790-1967. O solicitante também pode ligar para o 156. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h. A ligação é gratuita quando realizada de um telefone fixo.
Para fazer a solicitação, é necessário que a pessoa informe nome, rua, bairro e o número de residência mais próxima ao ponto apagado, intermitente ou piscando, ressaltando também quantos pontos apagados e a referência. Os prazos para atendimento e o número do protocolo serão fornecidos durante o contato.