logo

IMMT avalia solo para obras de pavimentação e saneamento básico

06/11/2013 16:16:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Divulgação

O trabalho aconteceu esta semana no bairro Nova Holanda

O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) realizou essa semana a análise do solo da Nova Holanda. Esse trabalho faz parte da parceria com a Secretaria Municipal de Obras e tem como objetivo avaliar o peso específico do material que está sendo retirado para as obras de pavimentação e saneamento básico no bairro.

De uma maneira geral, os solos são classificados de acordo com suas partículas: pedregulho, areia, silte e argila. Dessa forma, o conhecimento obtido através de sondagens, do perfil geológico do terreno onde se pretende construir, é de fundamental importância para a escolha e dimensionamento da fundação.

De acordo com Eduardo Neiva, presidente do órgão municipal, conhecer as propriedades físicas do solo é fundamental para um bom planejamento da obra, garantindo assim a correta execução dos serviços. “Essas medidas de propriedades físicas do solo são importantes tanto para o planejamento adequado das obras, quanto para o pagamento adequado da retirada do material pela empresa prestadora do serviço. Assim, o governo é capaz de promover um justo entendimento, transparência e confiabilidade das medidas executadas”, explicou.

As coletas das amostras no local foram realizadas por técnicos do IMMT, acompanhados pelo presidente da Comisssão de Fiscalização das Obras da Prefeitura e por técnicos da empresa responsável pela execução dos serviços.

Obras na Nova Holanda

As obras de urbanização do bairro Nova Holanda seguem em ritmo acelerado. As melhorias na localidade incluem calçamento e redes de abastecimento de água potável, de esgotamento pluvial e coleta de esgoto. A prefeitura investe no bairro, com recursos próprios, R$ 35 milhões. Esse investimento vai permitir a finalização da estação de tratamento de esgoto, a implantação de rede de coleta, a pavimentação e a complementação das ruas que ainda não têm rede de água e drenagem.

Nessa nova fase de obras recebem redes de esgoto e de águas pluviais, além da pavimentação, várias ruas que ainda não contavam com essa melhoria. Segundo a secretaria de Obras, da Rua 5 até a Rua 10, as redes já estão prontas. As obras agora vão abranger do início do bairro até a Rua 5, atendendo inicialmente a Rua Principal de entrada no bairro e as transversais. Depois será iniciada a outra fase.