Imposto de renda: cidadão pode procurar Cidade Universitária aos sábados

12/04/2013 17:58:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Para quem ainda não preparou e enviou a Declaração de Ajuste do Imposto de Renda de Pessoas Físicas, o Departamento de Administração e Ciências Contábeis de Macaé da Universidade Federal Fluminense (UFF) oferece neste sábado (13) e nos próximos, 20 e 27 de abril, das 9 às 16 horas, esse serviço gratuitamente na Cidade Universitária. Nesse projeto de extensão acadêmica à comunidade atuam alunos do terceiro período do curso, orientados por professores.

Os estudantes universitários passaram por treinamento no dia 23 de março e começaram os atendimentos no dia 6, quando cerca de 20 Declarações do Imposto de Renda, ano calendário 2012, foram enviadas. Entretanto, o grupo composto por trinta alunos voluntários pode realizar até trinta e cinco procedimentos por sábado. Essa atividade de extensão tem validade como carga horária de estágio. Dois professores supervisionam as orientações prestadas pelos estudantes.

Os interessados devem comparecer na secretaria acadêmica da UFF munidos dos seguintes documentos e respectivas cópias: identidade, CPF, título de eleitor e a última Declaração de Imposto de Renda (caso haja). As pessoas que apresentarem Declaração Retificadora devem levar uma cópia da original ou seu número.

Será necessário ainda anexar comprovantes de gastos (recibos) e de recebimentos (comprovantes de rendimentos da fonte pagadora, aluguéis e outras rendas) e comprovação de aplicações financeiras. Os coordenadores do projeto dão uma dica para facilitar a Declaração do calendário deste ano: montar uma pasta nomeada “IR”, onde serão guardados os recibos de pagamentos e recebimentos de 2013. Isso facilitará o trabalho do ano que vem.

Os principais recibos são os referentes à educação, à saúde e a aluguel. Os universitários vão fazer uma triagem dos comprovantes necessários. O prazo para o envio da declaração à Receita Federal é dia 30 deste mês. Esse imposto pode ser pago em até oito vezes. Quanto antes a declaração for enviada, antes será recebida a restituição do imposto, se for o caso.