Incubadora realiza novo Curso de Garçons

08/08/2006 16:07:24 - Jornalista: Marilene Carvalho

A Cooperativa de Garçons iniciou nesta segunda-feira (07) mais um curso de capacitação destinado ao aprimoramento da categoria. Na aula inaugural foi abordado o “Cooperativismo como fonte de renda”, que trata de valores, direitos e deveres, e as vantagens do cooperativismo. As aulas acontecem no auditório da Incubadora de Cooperativas de Macaé (Ajuda de Baixo), de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h. Cerca de 60 garçons estão inscritos no curso.

De terça até quinta-feira os cursistas vão receber informações sobre “Atendimento a Clientes”, tema que será abordado por Rogério Lanes, especializado em treinamento pelo Sebrae-RJ, e funcionário da Central Especializada em Trabalho (Caet). A aula inaugural que tratou de Cooperativismo como fonte de renda, foi ministrada pela pedagoga Dilma Simões, funcionária da Incubadora de Cooperativas.

O assunto em pauta de sexta-feira é “Higiene na Manipulação de Alimentos”, que fala sobre tipos microorganismos, contaminação, higiene pessoal e da área de trabalho, conservação de alimentos, etc. Esses conhecimentos serão repassados pela nutricionista Claudia Regina Bregua de Lima, da Coordenadoria Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), da Secretaria Municipal de Saúde. Da próxima semana em diante o curso será voltado especificamente para as técnicas de garçom.

Especializada em eventos, a Cooperativa de Garçons de Macaé tem formado profissionais para atender à demanda de hotéis e restaurantes. O quadro de associados é composto atualmente por 41 autônomos. “Após o curso, os garçons saem preparados para trabalhar tanto em eventos (bufês, jantares, etc) como atender à clientela dos hotéis e restaurantes”, assegura Jorge Luiz Gonçalves da Silva, presidente da Cooperativa de Garçons.