Foto: João Barreto
As ações no Lagomar beneficiam 35 mil moradores e o prazo é que até 2015 o bairro esteja totalmente urbanizado
A Prefeitura de Macaé continua em andamento com as obras de infraestrutura no Lagomar. Os trabalhos contemplam a terceira etapa de melhorias realizadas no bairro e representam o complemento das ações no local. As melhorias incluem todas as travessas. Outra benfeitoria que o bairro recebe é a construção das calçadas e meios-fios em todas as ruas.
As ações no Lagomar beneficiam cerca de 35 mil moradores e o prazo é que até 2015 o bairro esteja totalmente urbanizado. São realizadas melhorias em 16 travessas do bairro, que é uma das áreas que mais cresce no município. As ações estão sob a responsabilidade da Secretaria de Obras, Urbanismo e Habitação.
A prefeitura atua nas dezesseis travessas, o que corresponde a mais de um quilômetro de vias atendidas, como as travessas Aguiar, Horizonte, Medeiros, Chilena, Travessa 1 na W1, Travessa 12, na W12, entre outras. A estação de tratamento de esgoto da localidade, construída no bairro Engenho da Praia, está em fase de teste e as onze elevatórias estão prontas.
O Lagomar tem área de 323 hectares (3.239.000 m2), 54 quilômetros de ruas. Pertence ao Setor Administrativo 6, é margeado pela Rodovia Amaral Peixoto, que o separa do bairro Engenho da Praia. Tem como limite do outro lado o Oceano Atlântico. As obras de infraestrutura visam melhor qualidade de vida para a comunidade. Quando concluída, a rede de esgoto do bairro terá 55 mil metros e a de drenagem de águas pluviais totalizará 38 mil metros.
Dados sobre o Lagomar
Segundo o IBGE, em 2000, a localidade contava com 3.874 moradores. Em 2010, o censo demográfico contabilizou 20.804 moradores, num crescimento, em dez anos, de 437%. Desses, segundo ainda o IBGE, 10.161 eram migrantes de todas as regiões do país e de várias partes do mundo. O Lagomar é uma Zona Especial de Interesse Social (ZEI), criada pelo Decreto 180/2005.