logo

Iniciada a construção da Estação de Tratamento de Esgoto Central

08/05/2014 18:28:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Bruno Campos

Nova ETE terá cinco módulos. Cada um vai captar e tratar 100 litros de esgoto por segundo atendendo a 50 mil pessoas

Macaé dá mais um passo na direção de levar o saneamento básico à toda população no prazo de três anos, meta do governo do prefeito Dr.Aluízio. Para isso, a Prefeitura de Macaé, através da Parceria Público Privada (PPP), firmada entre o município, a Empresa Pública Municipal de Saneamento (ESANE) e a Odebrecht Ambiental, iniciou a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Central.

Para abrigar essa estação de grande porte, que terá cinco módulos, cada um com capacidade de captar e tratar 100 litros de esgoto por segundo (100l/s) e atender a 50 mil pessoas, foi escolhido uma grande área localizada nas proximidades da Linha Verde, próximo ao Sambódromo e pista de Motocross.

Para construção desta ETE que compõe o Subsistema Centro e vai atender todo o Centro da cidade, começando de parte do São Marcos até a subida da ponte Ivan Mundin, abrangendo as localidades de Miramar, Visconde, Sol y Mar, Cajueiros, Imbetiba, Riviera, Cancela Preta, Novo Cavaleiros, entre outras, já foi dada a partida. Já foi iniciada a terraplanagem do terreno de 168 mil metros quadrados que abrigará o primeiro módulo de estação. A ETE propriamente dita vai ocupar 51 metros quadrados.

A ETE Central será composta de cinco módulos ou tanques. Cada módulo terá 54 metros de diâmetro e será construído com placas metálicas, nos moldes dos que foram utilizados na ETE do Mutum. Cada tanque tem capacidade de atender a uma população de 50 mil habitantes com captação e tratamento do esgoto.

Segundo informações da Esane, estão programadas para o final de junho as etapas de edificação ou montagem do Módulo Um, para que a ETE esteja funcionando a partir do final de outubro. Os demais módulos serão construídos de acordo com a demanda populacional da área de abrangência desta ETE. As placas metálicas que compõem a ETE já estão prontas na fábrica, aguardando as obras iniciais no terreno para serem montadas.

De acordo com o presidente da Esane, Marcos Muffareg, com o início da construção desta nova ETE, Macaé avança na direção de trazer o saneamento básico a todo município. Marcos Muffareg destaca que esse avanço não melhora só a área ambiental com preservação dos meios hídricos, evitando o lançamento de esgoto in natura nos rios, lagos e canais, representando um ganho também na área de saúde, segundo estudos do Ministério da Saúde, já que cada real empregado no saneamento significa uma economia de quatro reais na área de saúde.


Fotos Relacionadas