A programação online vai acontecer na segunda-feira (20), das 19h às 21h
Seguem abertas até o dia 19 de junho (domingo) as inscrições para "Mentes em Ação:Cinema e Debate”. O projeto é realizado pela Secretaria de Educação em parceria com a UFRJ. A programação online vai acontecer na segunda-feira (20), das 19h às 21h, com apresentação do filme: Lady Bird - A hora de voar. Para participar, basta se cadastrar no site do Centro de Formação Professora Carolina Garcia (CFCG) - ou ou pelo e-mail do projeto: cinemaedebate@macae.ufrj.br. A programação é direcionada aos profissionais da educação.
O projeto terá mediação de Joelson Tavares Rodrigues (médico psiquiatra, mestre e doutor em Psicologia e professor Adjunto de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Campus Macaé) e Karla Santa Cruz Coelho (médica, doutora em saúde coletiva e professora do curso de medicina da UFRJ/Macaé). A participação especial será do professor adjunto da Universidade Federal Fluminense - (CPS/PUCG/UFF); doutor em Psicologia Clínica (PUC/RJ); coordenador do LEPGES/UFF (Lab. de Estudos e Pesquisas em Gênero Educação e Saúde), professor e supervisor de estágio em Psicologia Hospitalar, Guilherme de Carvalho.
Os debatedores serão Joelson Tavares Rodrigues, Karla Santa Cruz Coelho, Orlando Dias Canichio, Renata Casola de Almeida, Ícaro Vicente da Silva Rodrigues e Ana Júlia de Souza Oliveira Peres. A exibição terá duas horas de duração.
Lady Bird - O filme vai destacar a personagem Christine McPherson (Saoirse Ronan), que está no último ano do Ensino Médio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia. A ideia é firmemente rejeitada por sua mãe (Laurie Metcalf). A personagem com personalidade forte não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim, superando os desafios do dia a dia.
O objetivo do “Mentes em Ação" é aproximar, através das experiências retratadas no cinema, o conhecimento desenvolvido na Universidade nas áreas de saúde mental, psiquiatria, filosofia e psicologia, do conjunto da sociedade, possibilitando a ampliação do conhecimento e a reflexão. Outras propostas são: evidenciar os modos de constituição das subjetividades no contemporâneo e as suas aproximações com o cinema; ampliar o conhecimento da sociedade sobre as patologias mentais e discutir temáticas que envolvem a problemática subjetiva e desconforto emocional como questões de gênero, racismo e preconceitos.
O link de acesso da atividade formativa será enviado uma dia antes via e-mail pela Coordenação do Centro de Formação Professora Carolina Garcia (CFCG).