As inscrições para a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro" estão abertas e, após a adesão realizada pela Secretaria de Educação, os profissionais das unidades de ensino da rede municipal já podem efetuar o cadastro. O concurso tem como tema este “O lugar onde vivo” e serão quatro os gêneros a serem trabalhados: poemas, memórias, crônica e artigo de opinião. Nesta edição podem participar professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A inscrição é gratuita e realizada pela Internet, através do endereço eletrônico www.escrevendoofuturo.org.br, até 25 de maio.
A competição de produção de textos que é realizada a cada dois anos e premia os melhores trabalhos de escolas públicas de todo o país acontecerá em cinco etapas: escolar, municipal, regional, estadual e nacional. O objetivo é a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
- A intenção da Secretaria de Educação é sempre motivar os professores e alunos a produzirem trabalhos de qualidade e a participarem da Olimpíada de Língua Portuguesa. Afinal, esta é uma importante ferramenta para melhora do processo pedagógico, incentivando a prática de produção de texto e melhorando assim a leitura e a escrita dos alunos nas escolas do município – disse a secretária de Educação, Marilena Garcia.
Com o tema “O lugar onde vivo” o aluno poderá resgatar histórias e aprofundar o conhecimento sobre a sua realidade. Além disso, o professor inscrito recebe periodicamente a revista “Na Ponta do Lápis”, uma publicação com artigos, entrevistas, textos literários, análise de produção de alunos e relatos de prática docente. O educador ainda é cadastrado automaticamente na Comunidade Virtual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, onde podem trocar informações e experiências e participar de cursos online:
- A participação de todos é importante, já que os materiais oferecidos são ótimos para serem trabalhados em sala de aula, especialmente pelo fato do projeto de leitura estar sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação. E além de sua importância pelo aspecto da leitura, a produção de há também a questão dos diversos gêneros textuais a se trabalhar - explicou Sandra Matsumura, coordenadora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação.
Macaé participa da Olimpíada de Língua Portuguesa desde 2008, ano de sua primeira edição, quando o Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar ganhou um laboratório de informática e a aluna premiada uma bolsa de estudos estimada em R$ 30 mil. Na edição de 2012, além de medalhas e placas de homenagem que serão distribuídas nas etapas, os destaques ainda ganharão livros, tablets, netbooks e impressoras, além de microcomputadores, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros para a escola.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Os parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.