logo

Inscrições para Curso de Xadrez começam dia 15

06/06/2012 22:13:00 - Jornalista: Joice Trindade

Com o objetivo de despertar o interesse e formar multiplicadores da prática do xadrez na rede municipal de ensino, serão abertas as inscrições para o Curso de Xadrez. No projeto desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, são ministradas aulas gratuitas voltadas para conhecimento sobre as regras básicas do jogo de xadrez. As aulas vão acontecer no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, nos dias 09 e 17 de agosto das 8h às 13h. Os interessados podem se cadastrar de 15 de junho a 3 de agosto pelo endereço eletrônico cursodexadrez@gmail.com. Ao todo estão sendo oferecidas 40 vagas.

Poderão se inscrever professores da rede municipal de ensino e alunos das escolas municipais, que apreciam a prática do jogo de tabuleiro e desejam se tornar monitores do projeto “Xadrez na Escola”. O curso será ministrado pelo professor da rede municipal e estudioso da modalidade esportiva, Cleiton Francon. Segundo a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, o projeto “Xadrez na Escola” é muito importante para a rede municipal:

- A intenção é ampliar a prática para todas as unidades de ensino, para que posteriormente sejam promovidos torneios intercolegiais, regionais e estaduais. No ano letivo de 2011, a rede municipal registrou um número significativo de estudantes que se destacam nesta prática esportiva, inclusive em torneios. Não podemos esquecer que o Xadrez pode ser considerado uma atividade pedagógica que proporciona os praticantes o desenvolvimento cognitivo, psicossocial e de planejamento – disse.

Para a subsecretária de Esportes da Subsecretaria de Cultura, Esporte, Saúde e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves, esta nova etapa do curso de xadrez promete ser um sucesso: “A prática do xadrez reforça o desenvolvimento das capacidades de planejamento, concentração, autonomia e espírito competitivo, não só no aspecto comportamental, mas também no nível de concentração e no desenvolvimento nas matérias de base, como português e matemática. Todas as ferramentas que a educação precisa, o xadrez pode aprimorar. Não temos o xadrez como esporte de competição e sim como uma ferramenta educativa para o desenvolvimento das matérias de base”, afirmou.

Cláudia Márcia Alves lembrou que, no ano passado, já foi realizado um curso de formação: “Os participantes, além de poderem ser monitores, também terão a chance de jogar xadrez em mesas específicas instaladas nos colégios municipais”, concluiu.

O Curso de Xadrez tem por finalidade ainda capacitar os participantes quanto à forma lúdica de trabalhar a mente: “A proposta é auxiliar o aluno na escola e no seu meio social em que vive, contribuindo com isso para o pensamento e amadurecimento de forma gradativa. Como dizia Goeth, o Xadrez é a ginástica da Inteligência”, finaliza o coordenador de Esportes da Secretaria de Educação, Ricardo Cortez.