Foto: João Barreto
Macaé será sede do Fórum Regional de Gestores da Educação, na Cidade Universitária
Prosseguem até a próxima segunda-feira (27), as inscrições para o Fórum Regional de Gestores da Educação. A programação vai acontecer na próxima terça-feira (28), no auditório da Cidade Universitária, das 9h às 17h. A expectativa é mobilizar um número expressivo de líderes educacionais, representantes de diversos municípios do Rio de Janeiro. Entre os municípios confirmados estão Niterói, São José de Ubá, Miracema, Guapimirim, Rio das Ostras, Cardoso Moreira, Bom Jardim, Conceição de Macabu, Maricá, São Francisco do Itabapoana, Quissamã e Sapucaia.
Os interessados podem se cadastrar no site oficial da prefeitura www.macae.rj.gov.br. Cada município poderá inscrever até cinco participantes, entre secretário(a) de Educação e quatro técnicos. Macaé segue o Plano Nacional de Educação, um documento que orienta a área educacional durante o período de 10 anos.
Outra proposta é e propiciar aos gestores da Educação Básica dos municípios a troca de conhecimento de experiências que desafiam e transformam a qualidade da Educação Básica, visando a realização de ações unificadas, desafio proposto pelo Plano Nacional de Educação (PNE).
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a proposta do encontro é possibilitar aos participantes o conhecimento das diversas realidades e iniciativas pedagógicas, administrativas e financeiras, bem sucedidas, realizadas no âmbito das cidades.
Cronograma
A programação será iniciada às 9h. Os representantes participarão de debates e interação. A ocasião será marcada pelo compartilhamento de experiências exitosas dos municípios participantes. No turno da manhã haverá apresentação pelos municípios das práticas de sucesso. Já às 14h, serão realizadas salas temáticas divididas por seis eixos. O Pedagógico trata das ações da gestão pedagógica com foco no resultado dos alunos; engajamento e responsabilidade dos gestores,professores, especialistas,alunos, pais e ou responsáveis na relação com o processo ensino-aprendizagem.
O Financeiro tem foco nos mecanismos financeiros para operacionalizar os programas de transporte, alimentação escolar, eventos culturais intra e extra espaço escolar.
Também será destacado o eixo "Administrativo", que apresenta a política de valorização profissional; plano de carreira específico para profissionais da educação; piso salarial nacional; garantia de jornada de trabalho e uma única escola com tempo de planejamento incluído na Lei 11.738/08 e a possibilidade dos professores destinarem um terço do tempo total de suas jornadas às atividades realizadas fora de sala de aula.
Já o eixo quatro vai evidenciar o assunto "Formação" com desafios de uma formação teórica para compreensão do trabalho pedagógico nas salas de aula e das avaliações internas e externas.
O quinto eixo consiste na temática "Infraestrutura" com abordagem para aspectos elementares para o funcionamento de uma escola, além de espaços que permitem o convívio social e desenvolvimento motor e equipamentos e dependências adequadas para atender estudantes com necessidades especiais. O último eixo será o "Diversidade" sobre horário integral, inclusão, africanidade, violência e Educação de Jovens e Adultos (EJA).